Seminário Baiano discute os impactos da pejotização no mundo do trabalho

Você está visualizando atualmente Seminário Baiano discute os impactos da pejotização no mundo do trabalho

Salvador vai sediar, no próximo dia 15 de setembro, o Seminário “Os Impactos da Pejotização sobre a Classe Trabalhadora ”Baiano sobre Pejotização, uma iniciativa que reúne representantes do Judiciário, Ministério Público, auditoria fiscal, advocacia, centrais sindicais e sociedade civil para debater os efeitos da pejotização nas relações de trabalho. O encontro acontece das 13h às 17h30, no auditório do Ministério Público do Trabalho da Bahia (MPT-BA).

A pejotização, prática pela qual trabalhadores são contratados como pessoas jurídicas em vez de empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), tem se intensificado em diversos setores e gerado impactos econômicos e sociais relevantes. O seminário pretende discutir o tema de forma ampla, reunindo diferentes visões institucionais e jurídicas, além de apontar caminhos de enfrentamento.

A programação contará com a participação de nomes de destaque, entre eles o Ministro do Tribunal Superior do Trabalho Cláudio Brandão, que abre o ciclo de palestras com o tema “Impacto da pejotização para a sociedade brasileira”. Em seguida, representantes do Judiciário, Ministério Público, auditoria fiscal, advocacia, saúde e centrais sindicais participam de um painel de debates.

O evento é promovido pelo Fórum Estadual de Proteção ao Meio Ambiente de Trabalho, (FORUMAT-BA) e contará com a participação do Sindicato dos Auditores Fiscais do Trabalho da Bahia (SAFITEBA) e apoio de diversas instituições parceiras. O encerramento será marcado pelo lançamento da “Carta de Salvador contra a Pejotização”, documento que reunirá propostas e posicionamentos construídos coletivamente durante o encontro.

Foto Freepik

Compartilhe:

Deixe um comentário