Semana tem votação do pacotão de projetos na Câmara de Salvador

Você está visualizando atualmente Semana tem votação do pacotão de projetos na Câmara de Salvador

Além da audiência pública que discutirá na quinta-feira (16), às 9:30, o PLE 424/2025, proposta do Executivo que, segundo a líder da oposição, Aladilce Souza (PCdoB), “altera leis urbanísticas sem passar pela revisão do PDDU”, outros três projetos do chamado “pacotão” serão debatidos antes de irem à votação em plenário. Por decisão do Colégio de Líderes, na tarde desta terça-feira (14), o PLE 422, que desapropria por hasta pública bens imóveis, será tema de debate com a presença da secretária municipal da Fazenda, Giovanna Victer, no horário da sessão ordinária da próxima terça-feira (21), que será transformada em especial.

Aladilce destacou a decisão dos líderes partidários em concordar com a necessidade de convocar audiência pública para aprofundar também o conhecimento sobre o PLE 394, que institui o Plano de Saneamento Básico Integrado do Município. “É uma política da maior importância, de alto impacto para a população, e precisamos garantir a transparência, a democracia participativa”, argumentou. Outro que será tema de audiência, ainda a ser definida, é o PLE 423, que institui a Loteria Municipal.

Colcha de retalho

O Colégio de Líderes decidiu que na sessão desta quarta-feira (15) serão votados em plenário os seguintes projetos: PLC 05/2025, que modifica a estrutura organizacional da prefeitura; PLE 395, que cria o Plano Municipal de Segurança Alimentar; o 396, que altera o Código Tributário e de Renda, criando o Renova Centro; e o 397, que cria a Política Municipal de Empregabilidade para a população em situação de rua.

Na reunião conjunta das comissões temáticas da Câmara, no turno da manhã, Aladilce apresentou votos em separado para os projetos. Ela classificou o PLE 396 como “uma colcha de retalhos”, observando que altera quatro legislações e inclui matérias díspares, como o Fundo Animal e isenções fiscais, “sem transparência e sem controle social”.

Foto Victor Queirós/Divulgação

Compartilhe:

Deixe um comentário