Seagri reúne setor produtivo de frutas para discutir prevenção da Mosca das Carambolas

A Seagri discutiu com representantes do setor produtivo de frutas da Bahia na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB), localizada no bairro do Comércio, em Salvador. O encontro foi promovido pela Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) e teve como objetivo discutir medidas de prevenção e controle da mosca-das-carambolas, uma ameaça crescente nas fronteiras do estado.

Durante a reunião foram discutidas estratégias para combater a mosca-das-carambolas, considerando as medidas preventivas, quanto ações de controle. Entre as medidas debatidas estão a implementação de armadilhas, o uso de iscas atrativas, o monitoramento constante das áreas de cultivo e a promoção de boas práticas agrícolas.

O Superintendente de Desenvolvimento Agropecuário – DAS da Seagri, Adriano Bouzas, destacou a importância da colaboração entre os setores público, privado e produtivo para enfrentar esse desafio. “A mosca-das-carambolas representa uma ameaça significativa para os produtores de frutas da Bahia, e estamos comprometidos em encontrar soluções eficazes para proteger nossas culturas e evitar que chegue a Bahia. Este encontro é um passo importante para unir esforços, estabelecer parcerias, captar investimentos e conhecimentos em prol do setor agrícola do estado”, pontuou.

O tema mosca-das-carambolas – (Bactrocera carambolae), tem movimento o clima de prevenção constante entre os setores produtivos de todo o estado, sobretudo, na região do Vale do São Francisco, no norte da Bahia. Esta praga pode causar sérios danos às culturas de carambola, goiaba, manga, entre outras, afetando a qualidade e a produção das frutas e, consequentemente, impactando a economia local.

Além dos representantes da Seagri, FAEB, e Adab, estiveram presentes na reunião de produtores de frutas, pesquisadores da Embrapa, técnicos agrícolas e especialistas em controle fitossanitário. O evento contou com apresentações técnicas, debates e troca de experiências, evoluindo o desenvolvimento de um plano de ação conjunto.

Para o presidente da FAEB, Humberto Miranda, a colaboração entre as instituições é fundamental, “A mosca-das-carambolas é uma ameaça que não pode ser enfrentada isoladamente. Precisamos da expertise de todos os envolvidos para encontrar soluções eficazes e sustentáveis que garantam a segurança das nossas fruteiras”, enfatizou.

A reunião foi apenas o primeiro passo em direção à construção do Plano Estadual de Fruticultura, promovido pelo Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura, que visa também integrar instituições parceira. A SEAGRI e as instituições do setor produtivo continuam trabalhando em conjunto para proteger as fruteiras do estado e garantir a qualidade das frutas produzidas na região.

Texto e foto /AscomSeagri

Compartilhe: