Com o objetivo de promover o uso responsável dos recursos naturais e o acesso à alimentação orgânica e saudável para as populações do campo e da cidade, em 2023, a Bahia avançou, aprovando a Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (PEAPO). Como forma de fortalecimento e intensificação às ações de apoio à Lei, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), promoveu, nesta terça-feira (1), uma oficina interna de apropriação da pauta, com servidores da pasta.
A SDR é responsável pela coordenação da Comissão Interinstitucional de Agroecologia e Produção Orgânica (CIAPO), que tem como dever a elaboração do Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (PLEAPO) e a articulação da implementação da Lei de Agroecologia nos órgãos e entidades do poder executivo estadual.
“Desde que a PEAPO foi aprovada em maio de 2023, a gente vem de um processo de sistematização e de formulação. Neste momento, estamos dando os primeiros passos para a construção de um diagnóstico com todas as políticas públicas que o Estado executou ou que executa dentro do campo da agroecologia para que com base nessas informações a gente possa ampliar o debate e convidar toda a sociedade civil para construir o plano que vai apontar o planejamento de execução da PEAPO para os próximos anos”, explica Maicon Vieira, coordenador de projetos da SDR.
Como etapas futuras de elaboração do plano, estão previstos: um seminário de discussão coletiva, com convocação de todas as secretariais, e o envio de formulário a todas elas, a fim realizar o levantamento das ações, a partir de 2015, que direta ou indireta estão relacionadas com a PEAPO.
Fonte: Ascom/SDR Foto: Divulgação