Quase 6 mil projetores de LED utilizados nos circuitos e vias de entorno do Carnaval de 2023 serão reaproveitados pela Prefeitura de Salvador. Os equipamentos serão recolocados em 140 campos e quadras da capital que ainda não receberam a nova iluminação. Desta forma eles estarão melhorando a qualidade de vida e proporcionando maior bem-estar para as comunidades. Os equipamentos também vão gerar economia de energia para a cidade.
Existem atualmente 580 equipamentos esportivos, dentre eles campos e quadras. A meta da Prefeitura é que 100% dos espaços sejam iluminados em LED até o fim de 2024. A instalação destes equipamentos nos espaços esportivos será executada pela Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), através do Programa ‘Clareou, é Gol’, surgido em 2019 para modernizar todo o mobiliário esportivo da capital baiana com equipamentos em LED – refletores, lâmpadas e luminárias –, oferecendo melhor qualidade de iluminação, aliada ao menor consumo. Atualmente a capital baiana tem 440 espaços para a prática de esportes que já foram contemplados pelo programa.
Tecnologia
Os projetores de LED têm maior durabilidade, proporcionando maior economia no consumo de energia, reduzindo gastos com manutenção e oferecendo melhor qualidade de iluminação.
Fotos: Jefferson Peixoto e Alfredo Filho/Secom PMS