Salvador é a capital do chocolate até domingo (17)

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O Centro de Convenções de Salvador, no bairro Boca do Rio, recebe por quatro dias, a 3ª edição do Origem Week e o 35º Chocolat Festival 2024. Os soteropolitanos têm até domingo (17), para ver de perto uma programação que inclui várias atividades, como cozinha-show, oficinas, palestras e feira de origem, inclusive ações para crianças.

O Governo do Estado é o grande patrcinador do evento, por meio das Secretarias de Turismo (Setur), de Desenvolvimento Econômico (SDE), de Desenvolvimento Rural (SDR), do Meio Ambiente (Sema), do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e de Agricultura (Seagri), além da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), Agência de Defesa Agropecuária (Adab) e Bahia Pesca.

Presente na abertura da programação, o governador Jerônimo Rodrigues destacou o papel dos eventos: “além de trabalhar para que as pessoas possam ser responsáveis pelo meio ambiente, pela vida das pessoas, visa garantir o combate à fome. Estamos falando, também, de agricultura familiar, de economia, turismo. Tudo com base no cacau”.

Equipamentos

Os eventos estão distribuídos em 230 estandes, com 194 marcas e produtores da Bahia e outros estados, mostrando sua produção a base de cacau e outras matérias-primas incluindo artesanatos. Há a participação de chefs de países como Angola, Bélgica e Argentina e a entrada é gratuita, mas os visitantes devem entregar 1kg de alimento não perecível, que será doado para a campanha Bahia Sem Fome.

A MVU Empreendimentos/Grupo M21, organizadora dos eventos, estima que, nos quatro dias, um público de 28 mil pessoas passe pelo local, gerando uma receita de, aproximadamente, R$ 6 milhões em negócios.  A intenção dos eventos no Centro de Convenções também passa pelo turismo. A ideia envolve promover 13 zonas turísticas do estado.

O secretário estadual do Turismo, Maurício Bacelar, ressalta as ações da pasta para atrair, cada vez mais, visitantes para a Bahia: “as pessoas conhecem produtos da Bahia e querem saber aonde esses produtos são produzidos. Isso gera um aumento de visitação. Então, desenvolvemos programas de capacitação e qualificação de mão de obra, obras de infraestrutura, ações de promoção e um amplo trabalho, também, de captação de voos. São estas iniciativas que têm colocado o estado na liderança do turismo nacional”.

Fotos: Matheus Landim/GOVBA

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