O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost é o novo escolhido para liderar a Igreja Católica. Com a tradicional frase “Habemus papam”. O cardeal foi apresentado nesta quinta-feira (8) ao mundo como o 267º papa da Igreja, na sacada central da Basílica de São Pedro, no Vaticano.
O novo sumo pontífice adotou o nome Leão XIV. Ele sucedeu o papa Francisco, falecido no último dia 21.
O anúncio de Robert Francis Prevost veio pouco mais de uma hora depois que fumaça branca surgiu, no início da tarde desta quinta-feira (8), da chaminé instalada sobre a Capela Sistina, mostrando que os 133 cardeais que estavam em reclusão haviam chegado a um consenso.
A escolha do novo papa se deu após a terceira votação do dia e a quarta votação geral, que foi iniciada na quarta-feira (7). A fumaça branca levou emoção aos presentes na Praça de São Pedro em êxtase.
Após a aparição oficial de Robert Francis Prevost como Papa Leão XIV, na janela da Basílica de São Pedro, ele volta à Capela Sistina, para uma breve cerimônia, em que acontece a saudação do cardeal mais antigo da Ordem dos Bispos.
Ele vai ler uma passagem do Evangelho, que faz menção “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja” ou “Apascenta as minhas ovelhas”, seguido da oração pelo papa recém-eleito.
Depois todos os cardeais eleitorese aproximam para saudar o novo pontífice e jurar-lhe obediência. Ao final da cerimônia será entoado o cântico Te Deum, conduzido pelo próprio papa Leão XIV.
Foto Reprodução YouTube Vaticano