O Comitê de Política Monetária do Banco Central, Copom reduziu a taxa Selic para 12,25% a.a. O anúncio animou o mercado que, mesmo com um momento internacional incerto por conta dos efeitos das guerras Rússia Ucrânia e Israel Hammas, incluso os efeitos do aumento dos juros nos EUA. Na visão do Copom, “O cenário exige atenção e cautela por parte de países emergentes”.
Em contra partida foi levado em consideração o mercado interno brasileiro com “os indicadores de atividade econômica segue consistente com o cenário de desaceleração da economia nos próximos trimestres antecipado pelo Copom”, diz a nota do Banco Central.
Para especialistas a noticia gera ambiente otimista. Para o economista-chefe da Daycoval Asset, Rafael Cardoso, o ritmo de cortes da taxa deve ser mantido e, a partir desta reunião, a Selic passará para 12,25% ao ano (a.a). Na última reunião do ano, em dezembro, a taxa deverá cair para 11,75% a.a. Isso, segundo o economista, está em linha com as sinalizações do COPOM.
“O ciclo de queda iniciado deve continuar nesta e nas próximas reuniões no mesmo ritmo verificado até então. Os riscos fiscais e externos devem ter pouca influência para a decisão desta semana, resultando na continuidade do ciclo, mas pode ganhar relevância mais à frente. Concretamente o que temos até aqui desde a última reunião do COPOM foi uma melhora perceptível na qualidade da inflação, em especial, de serviços”, analisa Cardoso.
A Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) emitiu nota manifestando apoio à redução de 0,5 ponto percentual da taxa de juros. Segundo a ABDE a queda da Selic favorece o ambiente de investimentos nacionais, especialmente os sustentáveis, fundamentais para o desenvolvimento do país.
“Essa redução seguida da taxa básica de juros também contribui para a adimplência e possibilita a concessão de crédito mais barato para empresas e pessoas, viabilizando projetos e investimentos e, consequentemente, aumentando as oportunidades de geração de emprego e renda”,diz a nota.
Foto Marcelo Casal Junior/Agência Brasil