Quase 24 mil MEIs devem regularizar débitos fiscais este mês

Você está visualizando atualmente Quase 24 mil MEIs devem regularizar débitos fiscais este mês

Redação

Um grupo de 23.944 microempreendedores individuais da Bahia tem um encargo adcional em dezembro: regularizar débitos fiscais junto à Receita Federal ou à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. Quem não resolver os tributos vencidos será excluído do Simples Nacional.

Em todo o Brasil, foram notificados 393.678 MEIs, totalizando um débito de cerca de R$ 2,25 bilhões. “A exclusão do Simples gera uma série de transtornos e mudanças na rotina de uma empresa”, explica o contador Fernando José Silva Simões.

Líder de modelagem na empresa baiana Agilize Contabilidade Online, Simões explica que a exclusão acarretará aumento da carga tributária. “A organização terá que passar a outro regime tributário, tendo que se adaptar a ele e contar com um número bem maior de obrigações”.

Quem não recebeu Termo de Exclusão da Receita, enviado em setembro, também terá que colocar o pagamento em dia.
Após a exclusão, o MEI terá até 31 de janeiro para solicitar nova regularização. Se ignorar os dois prazos não poderá voltar ao regime diferenciado durante o próximo ano.

Informações sobre os débitos estão disponíveis no portal do Simples, na aba Simei-Serviços, ou no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento) do site da Receita Federal do Brasil (fazenda.gov.br). O pagamento precisará ser quitado ainda este ano.

Foto: reprodução do site da Receita

Compartilhe: