As fabricantes de bicicletas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM) devem produzir 350.000 unidades em 2026. A projeção é da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo, que prevê crescimento de 4,3% em relação às 335.560 bicicletas produzidas em 2025.
“Os indicadores apontam sinais positivos para o setor de bicicletas, com retomada gradual da produção e bom desempenho das fábricas instaladas no Polo Industrial de Manaus”, afirma Fernando Rocha, vice-presidente do Segmento de Bicicletas da Abraciclo. “Para 2026, a expectativa é de um cenário favorável, com lançamentos que ampliam as opções para o consumidor e acompanham a evolução do mercado”, enfatiza.
Nesse cenário, a bicicleta elétrica deve continuar em destaque. “Os modelos elétricos devem ganhar espaço de forma consistente, refletindo o interesse crescente do consumidor por soluções de mobilidade mais eficientes e sustentáveis”, avalia Fernando Rocha.
Desempenho em 2025
A indústria de bicicletas encerrou 2025 com a produção de 335.560 unidades. “O resultado foi importante, pois superou a projeção de 320 mil unidades prevista no início do ano, trazendo perspectivas melhores para 2026”, explica Rocha.
Em dezembro, 10.339 bicicletas saíram das linhas de montagem, o que corresponde a um crescimento de 3,9% na comparação com o mesmo mês de 2024. Em relação a novembro, houve retração de 61,3%, consequência da parada industrial anualmente planejada para o período.
Distribuição por região
A região Sudeste foi a que mais recebeu bicicletas produzidas no PIM no ano passado. No total foram 186.418 unidades, o que corresponde a 55,5% do volume total fabricado. Na sequência vieram: Sul (com 15,5% da produção), Nordeste (12,5%), Centro-Oeste (10%) e Norte (6,5%). As duas primeiras posições foram mantidas no levantamento mensal: Sudeste (6.459 bicicletas e 62,5% do total fabricado) e Sul (1.389 unidades e 13,4%). Em terceiro lugar, ficou o Centro-Oeste (com 10,4%), seguido pelo Nordeste (10,1%) e Norte (3,6%).
Sobre a ABRACICLO e o Setor de Duas Rodas
Fundada em 1976 e contando com 15 associadas, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – ABRACICLO representa os fabricantes de veículos de duas rodas no país, tendo como principal missão promover o desenvolvimento sustentável e a competitividade do Setor de Duas Rodas, apoiando e defendendo a indústria nacional estabelecida no Polo Industrial de Manaus – PIM por meio dos pilares Política Industrial, Segurança Viária e Técnico.
A fabricação nacional de motocicletas, quase totalmente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM), está entre as seis maiores do mundo. No segmento de bicicletas, com as principais fábricas também instaladas no PIM, o Brasil se encontra na quarta posição entre os principais produtores mundiais. No total, as fabricantes do Setor de Duas Rodas geram 20,6 mil empregos diretos em Manaus/AM e mais de 150 mil em todo o Brasil.
Foto Reprodução Youtube Coletiva
