Presidente do Sindicato dos Comerciários chama atenção para doenças psicológicas

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Alessandra Nascimento

Editora-chefe

Na manha de hoje, 30, estive conversando com o presidente do Sindicato dos Comerciarios de Salvador, Renato Ezequiel. Entre um café e outro, tivemos um bate-papo descontraído em que ele expressou sua preocupação com a categoria e a falta de sensibilidade dos sindicatos patronais. Segundo Ezequiel são 100 mil comerciários em Salvador que estão contraindo problemas psicológicos devido a forte pressão por bater metas de vendas. “Para trabalhar com os transtornos psicologicos tivemos de contratar psicologos com essa especialidade”, desabafa.

“O grau de exigência é enorme e o patronal paga apenas o minimo e não dá comissão digna como em outros estados”, me comentou. O mais interessante foi ouvi-lo bater sempre no grau constante de exigências contribuindo para surgimento de doenças psicologicas. “Em pesquisas detectamos que 38% dos trabalhadores necessitam de cuidados de ordem psicologica por serem pressionados por resultados mas a contrapartida é infima. Se ele hoje não bateu a meta, amanhã vai precisar se desdobrae. Pela de hoje e a de amanhã. Isso transtorna qualquer um”, disse.

Renato Ezequiel reafirma a intenção de incluir na proxima convenção de trabalho, a ser realizada em 2024, novamente a questão comissional. Ele me reportou que há 10 anos atrás esse tema estava incluido e era devidamente cumprido, porém foi sendo excluido pelo patronal “Levamos dois anos para assinar a última convenção. Foram inumeras as dificuldades na hora da negociação e 2024 teremos novamente que sentar para discutir. É preciso sensibilidade quando se lida com familias e não apenas pensar no lucro e exploração em detrimento do trabalhador”, desabafa.

Ezequiel pontuou, durante a nossa conversa, sobre a chegada do periodo de vendas de festas e me sinalizou o quanto é delicada a situação. “Podemos descrever como deplorável. Trata-se de uma exploração mental seguida de dispensa para a maioria dos que trabalham nestes periodos”.

Vale lembrar que realmente na época de festas, principalmente como agora, percebemos o quanto é importante para o comercio os periodos de vendas mas também o ambiente laboral conta muito. Em especial quando se discute temas como meio ambiente e sustentabilidade. O cuidado com o colaborador deve sempre vir primeiro, afinal de contas é através dele que a loja é vista e o cliente, bem atendido sempre retorna. Já o contrario, além de lembrar bem da situação desagradável não retorna e contribui na divulgação negativa do estabelecimento.

Foto: Site Café com Informação ☕️

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