O Site Café com Informação conversou com o presidente do PV-BA, Ivanilson Gomes, sobre as questões climáticas, a legislação do hidrogênio verde, o potencial energético da Bahia e como o partido observa as eleições municipais, em especial a situação de Juazeiro onde a convenção municipal Federação Brasil da Esperança, composta pelo PT, PC do B e PV, não conseguiu um consenso no nome do candidato a ser apoiado ao cargo de Prefeito. Os petistas apoiaram o nome do ex-prefeito Isaac Carvalho, apesar do mesmo estar inelegível, ao passo que o PV indicou o deputado estadual Roberto Carlos. E, o PCdoB oficializou o apoio ao empresário Andrei Gonçalves do MDB.
Site Café com Informação: Não há consenso no nome do candidato à Prefeitura de Juazeiro e o prazo de oficialização de candidaturas termina no próximo dia 15. Como está isso?
Ivanilson Gomes: Estamos otimistas que eles chegaram a um entendimento. Caso não ocorra será a Direção Estadual que vai decidir, mas acredito que eles consigam definir.
SCI: Com os desastres oriundos das mudanças climáticas as questões ambientais que sempre foram temas do PV voltaram a ser discutidos. O que você acha?
IG: O meio ambiente é uma das principais bandeiras do PV. Os últimos acontecimentos em relação ao clima trouxeram maior grau de evidência. Considero esse debate um avanço, apesar de entender que falta muita coisa a ser tratada. Temos fontes de energia que também precisam ser valorizadas. Mas vamos lutar para avançar ainda mais nessas discussões.
SCI: Como você vê o papel da Bahia e o seu potencial energético, nas questões relacionadas às energias limpas?
IV: A Bahia saiu na frente no aspecto de energias renováveis. O Estado é abundante em áreas como eólica, solar, elétrica, dentre outras. Temos capacidade de darmos um salto e sermos protagonistas no processo de transição de energias renováveis.
Foto: Divulgação