A Fundação Banco do Brasil traz como novidade para esta edição do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social a Semana Nacional de Tecnologia Social, que ocorre entre 18 e 21/06 no Ulysses Centro de Convenções, em Brasília.
A programação gratuita e aberta ao público tem palestras que relacionam tecnologias sociais com temas como soberania alimentar, comunidades tradicionais e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), gerando soluções de sustentabilidade e inclusão social. A programação conta ainda com atividades culturais, exposição das finalistas e dos parceiros apoiadores do Prêmio e networking, além do espaço de convivência e praça de alimentação, tudo num único espaço.
No último dia, 21 de junho, ocorrerá a aguardada cerimônia de premiação das tecnologias vencedoras do Prêmio. O evento é um dos mais importantes do terceiro setor e visa reconhecer e certificar as tecnologias sociais em atividade, que oferecem soluções relevantes, inovadoras e reaplicáveis para questões socioambientais.
Desde a sua criação, em 2001, o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social já reconheceu centenas de tecnologias sociais e premiou 83 metodologias. Na edição atual, foram 1.012 iniciativas inscritas, 87 certificadas, 20 finalistas e, durante a Semana Nacional de Tecnologia Social, serão escolhidas as 10 vencedoras de 2024, quando as tecnologias finalistas participam de votação popular pela internet e são avaliadas por uma comissão da diretoria executiva da Fundação Banco do Brasil, parceiros, especialistas e convidados.
“A Fundação Banco do Brasil tem um compromisso em apoiar e reconhecer iniciativas que promovem o desenvolvimento social e sustentável, oferecendo uma plataforma para compartilhar conhecimentos e inspirar novas ações em prol de um futuro mais justo”, comenta Kleytton Morais, presidente da Fundação Banco do Brasil.
Crédito Foto Divulgação