Políticos baianos se manifestam após o anúncio da morte da cantora Preta Gil, filha do cantor Gilberto Gil. Preta fazia tratamento experimental nos EUA de combate do câncer no intestino. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, usou as redes sociais para manifestar pesar. “Soube com tristeza da partida de Preta Gil. Uma mulher cheia de vida, dona da sua própria história, que sempre defendeu a liberdade e o direito de ser quem se é. Neste momento de dor, deixo minhas orações e me solidarizo com a família Gil, com os amigos e fãs que hoje perdem uma artista imensa e uma referência de força e afeto. Minha oração é pra que ela siga em paz e que sua luz continue inspirando tanta gente. Descanse em paz, Preta.”
O secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Augusto Vasconcelos, chamou a cantora de guerreira. “Me emocionei muito quando ela tomou aquele banho de mar, usando a bolsa de colostomia, pois meu filho também a usa desde 1 mês de vida e só lembrei do primeiro dia que ele foi à praia, com um sorriso tão lindo, como uma espécie de celebração de estar vivo.Vá em paz Preta. Força para família e obrigado pelo seu legado de resistência”
A deputada federal Alice Portugal lembrou da trajetória de ativista da cantora. “Preta não apenas brilhou nos palcos, mas também lutou com firmeza por uma cultura viva, pela liberdade de ser e pelo direito das mulheres e da população LGBTQIAPN+ a existir com dignidade. Deixa um legado de afeto, luta e representatividade. Meus sentimentos à família Gil e a todas as pessoas tocadas por sua arte e sua coragem. Preta vive!” A vereadora Aladilce Souza também emitiu pesar. “Durante sua batalha contra o câncer, Preta inspirou milhares de pessoas ao compartilhar abertamente seus desafios e esperança, reforçando a importância da prevenção, autocuidado e da ciência. Sua partida representa uma perda irreparável para a cultura
brasileira e para toda a sociedade, mas seu legado de luta, alegria, pluralidade e coragem permanecerá vivo em nossa história”.
Foto: Rede Social/ Instagram