Pix Automático inicia  nova era para pagamentos no país

Você está visualizando atualmente Pix Automático inicia  nova era para pagamentos no país

A partir desta segunda-feira (13), entra em vigor a obrigatoriedade do Pix Automático. A funcionalidade, criada pelo Banco Central em 16 de junho, deixa de ser opcional e passa a ser exigência para as instituições financeiras que ofertam esse tipo de serviço. A ideia é facilitar o pagamento de contas recorrentes, como de energia, de água, mensalidades escolares, taxas de condomínio e assinaturas.

Com a obrigatoriedade do Pix Automático, os clientes ganham mais liberdade e controle sobre seus pagamentos recorrentes. A modalidade permite realizar débitos interbancários para pagar compromissos essenciais e diversos do dia a dia, como concessionárias de serviços, escolas, academias, planos de saúde e plataformas de streaming.

A dominância do Pix nas transações brasileiras reflete um comportamento cada vez mais digital. Segundo pesquisa realizada pela MindMiners, 73% dos brasileiros consideram o Pix como a forma de pagamento mais utilizada. Na sequência, vem o cartão de débito (60%), cartão de crédito (53%), dinheiro (42%) e carteira digital (11%). Segundo o Banco Central, em maio de 2025, o Pix manteve liderança nos meios de pagamento no Brasil, registrando mais de 6,6 milhões de transações e movimentando valores na casa de R$ 2,8 bilhões.

“Esta nova modalidade representa mais uma evolução dos pagamentos digitais no Brasil”, afirma o Diretor de Negócios da Lina Open X, Murilo Rabusky. “É uma oportunidade única de democratizar o acesso ao crédito, levando a mais de 60 milhões de consumidores que não possuem cartão de crédito, mas são usuários assíduos do Pix. Além da possibilidade de parcelar suas compras, com uma experiência transparente e sem fricções. O modelo também reduz custos para consumidores e empresas, tornando o processo mais acessível e eficiente”.

Como funciona o Pix Automático ?

O cliente de uma instituição financeira pode autorizar o débito de pagamentos recorrentes de forma automática, sem a necessidade de repetir a operação a cada vencimento, facilitando pagamentos como contas de luz, água, mensalidades de academia ou escolas. Comodidade, segurança e mais crédito disponível são alguns dos motivos que tornam o Pix Automático mais vantajoso para os clientes em comparação com outros meios de pagamento, como cartão de crédito, débito automático tradicional e boleto bancário.

Uma das principais vantagens é o controle. O Pix Automático dá ao consumidor mais autonomia e controle, permitindo que ele visualize e cancele as assinaturas quando quiser, diretamente no aplicativo do banco. Além disso, funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive aos finais de semana e feriados, uma grande diferença em relação ao débito automático tradicional, que geralmente funciona apenas em dias úteis.

Vantagens

Para os comerciantes e empresas prestadoras de serviços, os benefícios são significativos. O Pix Automático possibilita receber os pagamentos de forma automática e pontual, melhorando o fluxo de caixa e reduzindo a inadimplência. A ausência de risco de chargeback, venda contestada, e do cancelamento indevido de uma transação também torna a operação mais segura e previsível.

“Essas inovações consolidam o Brasil como líder global em pagamentos digitais. Ao incluir milhões de consumidores que poderão parcelar suas compras no Pix, o Pix Parcelado pode transformar a relação entre consumidores, lojistas e o sistema financeiro”, completa Rabusky.

Diversos segmentos já vêm demonstrando interesse no Pix Automático. O setor de serviços é um dos que mais deve se beneficiar com a modalidade. Clínicas odontológicas, escolas de idiomas, academias e cursos profissionalizantes podem oferecer pagamentos recorrentes com mais facilidade, transparência e segurança. A facilidade de uso e a clareza nas condições podem ser diferenciais importantes para esses negócios.

Concessionárias de serviços públicos, como água, luz e gás, também tendem a adotar massivamente o Pix Automático, oferecendo aos consumidores uma alternativa moderna ao débito automático tradicional. Plataformas de streaming, serviços por assinatura e condomínios residenciais são outros segmentos com grande potencial de adesão.

“Empresas que conseguirem integrar o Pix Parcelado de forma inteligente terão vantagem competitiva significativa. A tecnologia melhora a experiência do cliente e pode aumentar, significativamente, as taxas de conversão”, Murilo.

Foto Freepik

Compartilhe:

Deixe um comentário