A partir da próxima segunda-feira, dia 8/9, mulheres moradoras dos municípios de Pojuca, Alagoinhas, Catu, Mata de São João e São Sebastião do Passé poderão se candidatar a 30 vagas para o curso de formação técnica Mulheres no Óleo & Gás, fruto de parceria entre a PetroReconcavo e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/BA). A união das duas instituições tem o objetivo de reforçar a presença feminina no setor de óleo e gás.
Além de incentivar a diversidade de gênero, a iniciativa visa fomentar a melhoria das condições econômicas e sociais da população onde a PetroReconcavo atua.
No final do curso, as selecionadas estarão aptas a atuar em processos operacionais da indústria de petróleo e gás, um segmento que demanda mão de obra qualificada e que, historicamente, apresenta baixa representatividade feminina, fato que a PetroReconcavo pretende ajudar a reverter. A formação fomentará o aproveitamento dessa mão de obra tanto na PetroReconcavo como em outras empresas do setor presentes na região.
“Formação técnica de qualidade abre portas, muda vidas e gera emprego nas comunidades onde atuamos. A PetroReconcavo é reconhecida no mercado por formar grandes talentos e agora amplia essa vocação, criando oportunidades reais e tornando a indústria mais diversa e preparada. Nosso objetivo é claro: aumentar a empregabilidade e fortalecer a economia local com mão de obra qualificada.”, afirma José Firmo, CEO da PetroReconcavo.
A PetroReconcavo investirá R$ 233,4 mil no programa de formação, e este valor cobrirá integralmente todas as etapas do programa. A companhia também concederá bolsa-auxílio durante todo o curso com o intuito de cobrir custos de transporte e alimentação.
Felipe Araújo, Vice-Presidente de Pessoas e ESG da PetroReconcavo, destaca que dados do Conselho Mundial de Petróleo mostram que, no mundo e no Brasil, apenas cerca de 20% da mão de obra do setor são mulheres: “Ainda temos um grande desafio e esse programa é uma resposta concreta para mudar essa realidade. Ao lado do SENAI, queremos garantir que as participantes tenham condições reais de concluir o curso e ingressar no mercado.”
Foto : Divulgação PetroReconcavo