A Petrobras assinou, nesta terça-feira (27/08), os contratos de Afretamento e de Prestação de Serviços de dois navios-sondas do tipo Light Well Intervention Vessel (LWIV+++). As duas embarcações atenderão a campanha de intervenções em poços da Petrobras a partir de 2025 e alcançam lâminas d’água entre 200 metros e 2.400 metros.
Essa contração, que resulta na combinação de um contrato de afretamento e um contrato de serviço, prevê o compromisso mínimo de 30% de Conteúdo Local, sendo o contrato de serviço um montante de pelo menos 85%. Além disso, conforme informações da contratada, 850 empregos diretos e indiretos devem ser mantidos durante a vigência do contrato.
O acordo comercial foi fechado com a Helix e as unidades Siem Helix 1 e Siem Helix 2 serão afretadas por um período de 3 anos. O contrato foi firmado no valor de US$ 786 milhões.
Essas embarcações são projetadas especificamente para realizar uma ampla gama de serviços de intervenção em poços submarinos, são equipadas com veículo operado remotamente e possuem capacidade de atendimento a operações de resposta a emergências. Esses serviços incluem melhoria e reestabelecimento da produção, integridade de poços e instalação de equipamentos submarinos.
Foto: Divulgação Helix