Petrobahia celebra 10 anos da base de Juazeiro com marca histórica de zero acidentes

Você está visualizando atualmente Petrobahia celebra 10 anos da base de Juazeiro com marca histórica de zero acidentes

A base operacional da Petrobahia em Juazeiro, no norte da Bahia, completa 10 anos de funcionamento, neste mês de julho, com um marco raro no setor de combustíveis: uma década de atividades sem registro de acidentes com afastamento. Inaugurada em 20 de julho de 2015, a base se consolidou como ponto estratégico de distribuição para os estados da Bahia, Pernambuco e Piauí, especialmente em setores como agronegócio, mineração e grandes consumidores industriais. Atualmente, opera 24 horas, de segunda a sábado.

“Desde o início, nossa prioridade foi implantar uma cultura organizacional baseada no respeito à vida. Segurança não é apenas um protocolo, mas um valor da Petrobahia. Chegar a 10 anos de operação sem nenhum acidente é fruto de muito treinamento, disciplina e alinhamento de valores entre a empresa e os seus colaboradores”, afirma Ivonete Dauto, superintendente de Operações da Petrobahia.

A unidade iniciou suas atividades com capacidade estática para 1.675 milhões de litros e, em apenas um ano, passou por sua primeira ampliação com a implantação de uma terceira bacia de tanques, em 2016. Atualmente, a base possui capacidade de armazenagem estática de cerca de 3.400 milhões de litros de combustível e abastece pelo menos 320 postos dos estados da Bahia, Ceará, Pernambuco e Piauí, além de empreendimentos industriais e agrícolas da região.

Além da segurança, a eficiência logística é outro diferencial. A base de Juazeiro viabiliza o abastecimento com agilidade a mercados situados a centenas de quilômetros de distância, reduzindo custos de transporte e o valor do produto na região. “A base de Juazeiro continua sendo uma das mais estratégicas para a Petrobahia, dada sua localização e capacidade de escoamento para outros estados”, acrescenta Ivonete.

A empresa também vem promovendo melhorias na infraestrutura para se adequar às novas exigências regulatórias da ANP, como as mudanças nos percentuais de mistura de etanol anidro na gasolina e de biodiesel no diesel, previstas para agosto. “Estamos ajustando a configuração operacional da base para garantir não apenas conformidade, mas também desempenho. Isso inclui sistemas mais modernos de carregamento multiproduto, com softwares atualizados para melhorar produtividade e atendimento ao cliente”, explica.

Nos últimos anos, a Petrobahia vem se firmando como uma das distribuidoras regionais mais inovadoras do país. Em expansão, a empresa já conta com bases em cinco cidades: Luís Eduardo Magalhães (2012), São Francisco do Conde (2013) interligada à refinaria de Mataripe, Juazeiro (2015), Itabuna (2020) e Balsas, no Maranhão (2023). Em 2026, está prevista a construção e operação da primeira base da Petrobahia fora do Nordeste, em Querência, no estado do Mato Grosso.

“A base de Juazeiro é um símbolo do compromisso da Petrobahia com o desenvolvimento regional e, sobretudo, com a segurança. São 10 anos de história que nos orgulham e nos impulsionam a continuar crescendo com responsabilidade”, afirma Iara Andrade Schimmelpfeng, diretora de Operações e Suprimento da Petrobahia. Além do recorde positivo na área da segurança operacional, ela destacou a eficiência da empresa na redução de resíduos e cuidado com o meio ambiente. “Essa marca histórica alcançada comprova que é possível crescer conciliando dois pontos imprescindíveis: a segurança dos nossos colaboradores e a oferta produtos e serviços de excelência. Vamos seguir expandindo com responsabilidade e inovação”, concluiu.

Foto Marketing/Petrobahia

Compartilhe:

Deixe um comentário