Perspectivas para o cenário do óleo e gás na Bahia

Você está visualizando atualmente Perspectivas para o cenário do óleo e gás na Bahia

Alessandra Nascimento

O site Café com Informação esteve presente no evento de encerramento da edição 2023 do Café com Energia, realizado pelo Polo Sebrae Onshore, liderado pela Bahia. Na ocasião também foi realizada a última reunião do Comitê de Petróleo e Gás da Bahia. O cenário é animador e mostra a retomada de um dos mais importantes setores do país cujo dinamismo envolve tecnologia, competitividade e, principalmente competência daqueles que estão envolvidos.

O evento mostrou a todos que 2024 será um ano pujante para o setor. Á frente dessa jornada está Aline Lobo e sua equipe. Durante a reunião de encerramento ela foi homenageada por sua atuação ímpar no setor, não só pela liderança do Polo Onshore que integra mais 7 estados, mas principalmente, pela atuação no estado da Bahia.

Aline Lobo sendo homenageada

Cada dia as mulheres conquistam mais espaço. O que a meu ver é mais do que direito. É o que deve acontecer em toda a sociedade que compreende a filosofia democrática. Direitos são para todos, principalmente aqueles que se destacam. Lutam por gerar oportunidades, prover soluções e acesso facilitado.

Falamos de um setor que em todo o país emprega mais de 458 mil pessoas, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Petróleo. A entidade calcula que até 2025 o numero ultrapasse os 500 mil. Isso sem contar a cadeia de serviços indiretos. Isso se traduz em maior relevância quando o PIB desse setor movimenta mais de 13% da economia do país.

Aline Lobo

Esses números nos mostram a importância desse setor, que já se posiciona para uma maiot integração energética. Pude assistir no evento a grande preocupação ambiental e social, que se tornaram missão do setor, que já contribue para uma matriz energética mais segura, diversificada e de menos impacto ao clima global.

No evento tive a oportunidade de rever Antonio Rivas, que em muitas ocasiões no passado, pude entrevistá-lo. Ele trouxe notícias sobre o leilão de concessão da Oferta Permanente. Dos 234 blocos disponíveis apenas 16% foram arrebatados.

Isso resultou em uma nova pauta para 2024 e a continuidade a cerca das discussões do setor. Natural. A história do petróleo surgiu na Bahia e de lá para cá, com as bacias em alto-mar, o Brasil precisou cumprir seu papel levando inovação ao segmento se tornando mundialmente conhecido.

Como é possivel perceber, 2024 ainda não se iniciou, mas traz muitas oportunidades e uma conjuntura de iniciativas fortalecida na área energética e o Polo Sebrae Onshore contribuindo para isso.

A próxima reunião do Comitê de Petróleo e Gás do estado está prevista para 6 de fevereiro do proximo ano, às 15h, iniciando um novo ciclo de discussões. Também foram citados, nominalmente, o programa de capacitação profissional da área de petróleo e gás do Cimatec e da Universidade Federal da Bahia, dando suporte às discussões. E já está confirmada para 2024 a nova edição do evento internacional Bahia Oil & Gas Energy, previsto para acontecer no período de 22 a 24 de maio.

Informações Sebrae Óleo e gás https://www.sebraeenergia.com.br/

Compartilhe: