O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) aposta no fortalecimento do partido nas eleições municipais de 2024. Dando continuidade a série de entrevistas do site Café com Informação, sobre as eleições municipais, ouvimos Geraldo Galindo, presidente do partido na Bahia e da Federação Brasil da Esperança, ele revelou que o partido está com 26 candidatos à prefeito, 20 à vice-prefeito e 867 candidatos à vereador disputando no Estado. Os 26 municípios que concorrem para o posto de mandatário da Prefeitura são Aratuípe, Caetanos, Caetité, Chorrochó, Correntina, Encruzilhada, Ichu, Itagi, Itagiba, Itaguaçu da Bahia, Itarantim, Itiúba, Jacobina, Licínio de Almeida, Macururé, Mairi, Maraú, Poções, Remanso, Rodelas, São Francisco do Conde, Seabra, Serrolândia, Tapiramutá, Várzea da Roça, Várzea do Poço, Várzea Nova.
No comparativo com 2020, quando não havia a Federação Brasil da Esperança, o PCdoB teve 44 candidatos à prefeito, 63 à vice e 2.062 como vereadores. Galindo observou que trata-se de um momento de ampliar o diálogo político. “Há cidades que tivemos de abrir mão da candidatura para o PT ou o PV. Isso faz parte do cenário mas considero que a Federação nos fortaleceu. Estamos juntos com Lula e Jerônimo”, observa.
Um exemplo recente ocorreu em Juazeiro que havia nomes como o candidato do PV, o deputado Roberto Carlos e o candidato do PT, Isaac Carvalho, que foi ex-prefeito do município e estava inelegível. O candidato Andrei da Caixa, (MDB), apoiado pelo PCdoB, acabou tendo a candidatura homologada pela Federação.
“A experiência com a Federação é positiva para o partido porque conseguimos formar uma bloco e superar questões como por exemplo a de Juazeiro. Tudo isso tem sido importante e estamos otimistas para as eleições deste ano que, claro, vai ter representatividade para as eleições de 2026”, observa.
Fotos: Uise Epitácio/Divulgação PCdoB