Parecer da LDO com emenda que garante aumento das despesas será votado nesta semana

Você está visualizando atualmente Parecer da LDO com emenda que garante aumento das despesas será votado nesta semana

 

A Comissão Mista do Orçamento deve votar esta semana o relatório final da Lei de Diretrizes Orçamentárias e do Plano Plurianual (PPA). Base legal para a conclusão da Lei Orçamentária Anual, a LDO recebeu 2.672 emendas – 1.599 alteram o texto e 673 modificam o Anexo de Metas e Prioridades.

Entre as mudanças propostas, destaque para uma de autoria do líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que veta contingenciamento que comprometa o aumento das despesas em no mínimo 0,6% acima da inflação. Este piso do crescimento de desembolsos representa cerca de R$ 23 bilhões que poderão ser investidos no próximo ano.

O parlamentar do Amapá reitero o compromisso do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em zerar o déficit fiscal no próximo ano. Porém, os deputados Lindbergh Farias (PT-RJ) e Chico Alencar (Psol-RJ) apresentaram emendas que admitem um déficit de 1% do PIB no próximo ano. Para Randolfe, a emenda que ele apresentou adequa a LDO à Lei Complementar 200/23, o novo regime fiscal apresentado pelo governo atual e aprovado no parlamento.

O PPA indica as ações prioritárias com vigência em mais de um ano. Vai vigorar entre 2024 e 2027 e não recebeu emendas. O colégio de líderes da CMO se reúne na quarta-feira (22) para fixa a data da votação das duas propostas. Com informações da Agência Câmara.

Foto: Pedro França/Agência Senado

com informações Agência Câmara

Compartilhe: