O ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio – é uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil e, também, pode ser utilizado para o ingresso em universidades estrangeiras. Com a divulgação das notas, realizada na última segunda-feira, 13, os estudantes já podem iniciar o processo de matrícula em diversas instituições de ensino. A docente da Estácio, María Paz, destaca que o exame ainda possibilita o ingresso na universidade a partir dos programas do governo, auxiliando a população a seguir com sua jornada acadêmica.
“Com a nota do ENEM, o estudante pode se inscrever em programas como o SISU (Sistema de Seleção Unificada) que oferece vagas em universidades públicas de todo o país. A nota ainda possibilita a participação no Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em cursos não gratuitos com juros baixos. Assim como o ingresso através do ProUni (Programa Universidade para Todos), que concede bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas”, explica a especialista.
Além disso, algumas instituições de ensino particulares também aceitam a nota do ENEM para ingresso direto em seus cursos, concedendo benefícios aos candidatos. Dessa forma, os estudantes encontram descontos de até 100% conforme a pontuação obtida no exame, podendo optar entre diversas opções de cursos de graduação, em diferentes formatos de ensino. “Portanto, o ENEM é uma oportunidade valiosa para quem deseja prosseguir com os estudos e conquistar uma vaga na educação superior, seja em instituições públicas ou privadas, com condições facilitadas de acesso”, afirma María.
Foto Marcello Casal Junior/Agência Brasil