Morreu aos 93 anos de broncopneumonia, o apresentador e criador do Sistema Brasileiro de Televisão, Silvio Santos. Apresentador do tradicional programa dominical, Silvio marcou a historia da tv no Brasil.
Empreendedor nato, iniciou a vida como ambulante e seu carisma e talento o levaram aos meios de comunicação. Trabalhou em muitas emissoras mas quando criou a sua propria rede implementou uma serie de ações que tornaram a programação inconfundível levando à concorrencia à loucura. O patrimônio deixado por Silvio Santos é avaliado em R$1,6 bilhões em negócios nos segmentos de cosméticos, capitalização, mídia e comunicação, incorporação imobiliária e hotelaria, entre outros.
O Grupo Silvio Santos foi criado em 1965. Em 1981 funda o SBT, um dos maiores canais do país.
Entre os produtos de maior sucesso o carnê do Bau da Felicidade – um título de capitalização – e, recentemente, em 2006, a marca de cosméticos Jequiti, que possui mais de 700 produtos comercializados.
Silvio Santos vem aí
Silvio Santos apresentava aos domingos o programa que tinha seu nome. Era conhecido por trazer diversão através das pegadinhas que logo foram copiadas em programas de outras emissoras.
De origem judaica, a familia veio fugida da Europa, na época em que os judeus sofriam com perseguições trazendo o pequeno Senor Abravanel, nome de batismo de Silvio Santos.
A voz marcante do jovem Silvio Santos fez com que Manoel de Nobrega desse a oportunidade que Silvio tanto buscava. Anos mais tarde ele contribuiu trazendo o filho de Nobrega, Carlos Alberto, para sua emissora trazendo com ele o humorístico A Praça é Nossa, que foi criada pelo pai que já estava falecido.
Fraude no Banco PanAmericano
Uma das maiores maculas nos negócios de Silvio Santos foi a fraude no Banco Panamericano realizada pelos executivos do banco que ocupavam.cargo de confiança maquiando balanços.
A falcatrua foi de R$ 4,3 bilhões e ocorreu entre 2006 a 2010. Na época, para impedir a falência do banco, Silvio chegou a colocar seu patrimônio pessoal para saldar as dividas com credores.
Sequestro
O ano de 2001 foi desafiante para Silvio Santos e sua família. Em agosto, sua filha Patrícia havia sido sequestrada por homens com roupas dos Correios. Após permanecer em cativeiro, ela foi libertada com o pagamento do resgate.
Porém a história não terminava aí. O sequestrador invadiu a casa de Silvio Samtos tomando ele e sua familia como reféns, só se entregando quando o governador então Geraldo Alckmin veio participar das negociações.
Foto Divulgação