Metaverso da indústria brasileira será lançado no Rio Grande do Sul dia 19 de outubro

Você está visualizando atualmente Metaverso da indústria brasileira será lançado no Rio Grande do Sul dia 19 de outubro

 

Nesta quinta-feira (19), no Parque Tecnológico São Leopoldo (Tecnosinos), será realizado o anúncio do MetaIndústria Lab Sul, um dos dois principais centros desenvolvedores de soluções de tecnologia do projeto MetaIndústria. A novidade é resultado de uma parceria entre a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a SPI Integração de Sistemas (SPI), e conta com o apoio de mais de 30 instituições nacionais e multinacionais. No evento, será demonstrado o estágio inicial da criação de sete demonstradores de tecnologia e como eles funcionarão na prática dentro de um parque industrial.

Inédito no Brasil, o MetaIndústria foi desenvolvido para aumentar a maturidade digital do parque industrial brasileiro, a partir da combinação de tecnologias 4.0, incluindo o conceito metaverso – já usado em programas e jogos virtuais e descrito como uma nova camada da realidade que une dois mundos: real e virtual.

A partir do uso de redes 5G, como tecnologia habilitadora, e da aposta no ambiente digital do Omniverse, o projeto permitirá que os gestores acompanhem ciberfisicamente, ou seja, tanto no metaverso quanto em laboratórios físicos, em tempo real, como as soluções de tecnologias funcionarão e poderão beneficiar as linhas de produção.

O programa, inicialmente, terá duração de 24 meses. Período em que gestores de 100 empresas participarão de capacitações e treinamentos no espaço do MetaIndústria Lab Sul, a fim de colocá-los em contato com as tecnologias de ponta para linhas de produção e de auxiliá-los na tomada de decisão para a construção de uma estrutura digitalizada.

“Esse é mais um projeto da ABDI pensado e estruturado para impulsionar a competitividade e a produtividade do setor produtivo, apoiar os gestores na estruturação de unidades fabris integradas e inteligentes e, especialmente, reduzir riscos de investimento em inovação, fator que, por vezes, impede o negócio de avançar para um próximo passo”, avalia a presidente-interina da Agência, Cecília Vergara.

Foto Pexels

Projeto MetaIndústria

De um lado estão os organizadores e parceiros do projeto, de outro indústrias interessadas em expandir seus modelos de negócio a partir do uso e da implantação de tecnologias inovadoras, especialmente as chamadas 4.0. Para alcançar as metas do projeto, que, dentre outras, prevê a capacitação de gestores de 100 empresas até 2025, o MetaIndústria consolidará um complexo formado por dois MetaIndústria Labs: um em São Caetano do Sul (SP) e outro em São Leopoldo (RS) e um espaço data-driven, que está localizado em Brasília, na sede da ABDI. Recentemente, a Agência investiu na construção do Data ABDI, um espaço multifuncional, multiusuário e escalável, que dispõe de tecnologias 5G, imersão digital e imagens de alta resolução, preparado para receber dados em tempo real e informações analíticas de várias plataformas tecnológicas.

Toda essa estrutura será o local para capacitações imersivas de profissionais e gestores, e onde eles terão acesso a estratégias de gestão de inovação e tecnologias de ponta que incluem robótica, inteligência artificial e realidades virtual e aumentada. Nesse complexo serão desenvolvidas e testadas soluções de tecnologia que atendam às demandas por inovação em modelo de negócio das indústrias brasileiras e, ao mesmo tempo, diminuam as incertezas e os riscos naturalmente envolvidos nos investimentos em inovação.

“Um dos principais objetivos do MetaIndústria é demonstrar o conceito de ecossistema funcionando na prática para a indústria 4.0, focando nas necessidades do setor industrial brasileiro. É um projeto que envolve três princípios essenciais a qualquer negócio do futuro: colaboração, coordenação e comunicação inteligente”, reforça o gerente da Unidade de Difusão de Tecnologias da ABDI, Bruno Jorge.

Para fazer parte desse ecossistema, é necessário que a empresa faça a inscrição, preencha o formulário e atenda a alguns critérios básicos para integrar o programa, como certificações básicas de ciclos de revisão de processos, entre outros. As inscrições são gratuitas e os selecionados terão despesas apenas com deslocamento, alimentação e hospedagem durante as etapas do projeto. As inscrições devem ser feitas pelo portal do MetaIndústria.

“As tecnologias da Indústria 4.0 têm o potencial de impulsionar a inovação nos processos empresariais, estabelecendo uma vantagem competitiva decisiva. Suporte robusto em termos de engenharia, ecossistema de inovação, localização e tecido industrial, é fundamental para esse avanço, e há mais de uma década a SPI tem um centro de engenharia dentro do Complexo Tecnológico da Unisinos, que é um fator estratégico para o desenvolvimento do projeto. As vivências proporcionadas pelo MetaIndústria servirão como catalisadores essenciais para essa transformação inovadora do setor industrial brasileiro”, destaca o CEO da SPI, Marcos Barbosa.

 

Foto  Lula Lopes/Divulgação

Compartilhe: