Mercado publicitário em ascensão beneficia todos os envolvidos

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*André Mascarenhas é Presidente do Sinapro-Bahia e CEO da agência Artecapital, de Feira de Santana


Mais um ano se encerrou e nesse momento em que paramos para avaliar pontos positivos e negativos, nada melhor do que iniciar um novo ciclo com boas notícias para o mercado publicitário. De acordo com a pesquisa Vanpro – Visão de Ambiente de Negócios, produzida pela Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro) em parceria com o Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia (Sinapro-Bahia), as expectativas das agências da Bahia para os seus negócios e o setor de publicidade seguem positivas em sua maioria, segundo dados do primeiro semestre de 2023.

A sondagem apontou que 70% das empresas consideram as perspectivas para o futuro como boas ou muito boas, 27% responderam que consideram as perspectivas estáveis e 3% acham que são ruins. Na Bahia, a avaliação apontou ainda que 54% das agências ampliaram sua receita este ano, número maior que o do mesmo período do ano passado, quando 27% dos entrevistados responderam que tiveram aumento na receita.


A ampliação da receita em mais de 50% das agências na Bahia é um indicador claro do vigor do mercado publicitário. Esse crescimento não se limita à capital e aos principais centros, uma vez que temos atuação em municípios diversos, o que contribui para a vitalidade econômica em todas as regiões.


A Vanpro avaliou também outras questões, como a aplicação de ferramentas de automação e Inteligência Artificial (IA) no trabalho criativo das agências, tais como ChatGPT e DALL-E, e a apontou que 50% das agências baianas ouvidas já adotaram tais recursos, e 30% pretendem implantá-los ao longo de 2023. Por outro lado, 12% não pretendem utilizar ferramentas de automação e IA no trabalho e 8% pretendem utilizar estas tecnologias a partir de 2024.


Os dados sugerem que as agências de propaganda na Bahia estão em um período de crescimento substancial, impulsionado pelo otimismo do setor, adoção de tecnologia e diversidade nos perfis das empresas participantes. O fortalecimento das parcerias com entidades e a variedade nas faixas de receita anual contribuem para a robustez do cenário publicitário na região.


Para entender um pouco mais do perfil das agências participantes, na Bahia, 96% das agências que responderam são agências full-service e 4% são agências digitais. Quanto ao número de colaboradores, a maioria tem equipes de até 20 pessoas (65%), de 21 a 40 pessoas (27%) e 8% têm mais de 41 funcionários.

Quanto ao tempo de existência das empresas, 42% têm entre 11 e 20 anos de existência, 21% têm de 6 a 10 anos, 21% têm até 5 anos e 16% têm entre 16 e 20 anos.  Em relação ao envolvimento com entidades, das participantes 100% são associadas ao Sinapro-Bahia e 73% são certificadas pelo CENP.

Muito mais que números, a perspectiva positiva e otimista em relação ao mercado publicitário não é apenas benéfica para as agências e profissionais envolvidos; é um catalisador para o desenvolvimento econômico da cadeia produtiva. À medida que o setor prospera, ele se torna um motor de crescimento, influenciando positivamente a criação de empregos, a circulação de capital e novos negócios. 

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