O setor de artigos para casa no Brasil está em movimento. De acordo com dados do levantamento disponibilizados pela Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas, Flores e Têxtil (ABCasa) , feito em parceria com o IEMI (Instituto de Estudos e Marketing Industrial) – Inteligência de Mercado, o segmento movimentou cerca de R$ 109 bilhões em novos negócios em 2022 – número que representou um crescimento de 5.3% em comparação com o ano anterior. O estudo, que abrangeu diversos aspectos da indústria, é a primeira pesquisa setorial divulgada pela instituição após a pandemia.
De acordo com Eduardo Cincinato, presidente da Associação, o setor de casa e decoração desempenhou um papel importante no mercado de trabalho, com a criação de 456 mil empregos diretos em 2022. “O nosso setor, junto com a construção civil, teve um aumento expressivo no pós-covid 19 e o resultado direto foi o aumento no número de lojas, produção e profissionais ligados ao segmento. Houve uma mudança de mentalidade do consumidor final, que passou a ter um novo olhar para a casa e hoje investe mais em decoração”.
Segundo o levantamento, a indústria conta com um total de 230 mil pontos de venda, totalizando uma taxa de crescimento anual de 6.1% no período de 2019 a 2022. As regiões Sul e Sudeste do país concentram 70.2% dos pontos de venda, enquanto a região Nordeste responde por 17.8%.
A pesquisa aponta ainda que o varejo físico foi responsável por movimentar aproximadamente R$ 93.5 bilhões, representando 85.6% do mercado. O e-commerce também alcançou um desempenho notável, movimentando R$15.8 bilhões, o que corresponde a 14.4%, com uma taxa de crescimento anual de 51.7% no período de 2019 a 2022.
O estudo também identificou oportunidades significativas para a indústria local, com a produção a valores de fábrica atingindo R$ 54 bilhões em 2022. As exportações totalizaram R$1.3 bilhões – os Estados Unidos foram destacados como o principal comprador, com 23%, correspondendo a um montante de US$ 318.7 milhões, seguido pela Argentina com 17.9%.
Para Cincinato, a expectativa é que o mercado continue a crescer no próximo ano. “Estamos em nossa 11ª edição da ABCasa Fair, principal feira de negócios B2B de alta decoração da América Latina, e os números de vendas gerados com a feira são bastante otimistas, ou seja, é possível ver o mercado se aquecendo e se preparando para a chegada de 2024”, comenta o executivo.