Maternidade mais antiga do Brasil, 100% SUS e referência em obstetrícia, neonatologia e saúde perinatal, a Climério de Oliveira, da Universidade Federal da Bahia, completa 115 anos de atendimento ininterrupto em Salvador. A data será comemorada com sessão especial da Câmara Municipal, na sexta-feira (31), às 9h, no Plenário Cosme de Farias, por iniciativa da vereadora Aladilce Souza (PCdoB).
Professora de enfermagem da UFBA, Aladilce destaca a importância da instituição, tanto para o atendimento humanizado às gestantes quanto para a formação dos profissionais de saúde que passam pelos diversos cursos da área. A mesa da sessão contará com as presenças da deputada federal Alice Portugal (PCdoB), também dos quadros da Ufba; do reitor da Ufba, Paulo Miguez; da superintendente da Maternidade Climério de Oliveira, Sinaide Coelho; do coordenador-geral da Assufba Sindicato, Renato Jorge; e da criadora da Ong Mãe de UTIneo, Taise Pinheiro.
A sessão, segundo a vereadora, celebra a trajetória histórica da maternidade-escola, “uma das instituições mais importantes da nossa cidade, referência na assistência à saúde reprodutiva, na formação de profissionais e na produção científica voltada ao cuidado e à vida”.
Integrante da Rede Ebserh desde 2013, a MCO conta com 770 funcionários da Ebserh, 132 servidores da UFBA e profissionais terceirizados. Atende predominantemente a mulheres negras, muitas em situação de vulnerabilidade social. O perfil humanizado é assegurado por projetos de cunho social, como o Manjedoura, o Apoiar, o Atenas e o Transgesta.
