Maternidade Climério de Oliveira comemora115 anos com sessão especial na Câmara

Você está visualizando atualmente Maternidade Climério de Oliveira comemora115 anos com sessão especial na Câmara

Maternidade mais antiga do Brasil, 100% SUS e referência em obstetrícia, neonatologia e saúde perinatal, a Climério de Oliveira, da Universidade Federal da Bahia, completa 115 anos de atendimento ininterrupto em Salvador. A data será comemorada com sessão especial da Câmara Municipal, na sexta-feira (31), às 9h, no Plenário Cosme de Farias, por iniciativa da vereadora Aladilce Souza (PCdoB).

Professora de enfermagem da UFBA, Aladilce destaca a importância da instituição, tanto para o atendimento humanizado às gestantes quanto para a formação dos profissionais de saúde que passam pelos diversos cursos da área. A mesa da sessão contará com as presenças da deputada federal Alice Portugal (PCdoB), também dos quadros da Ufba; do reitor da Ufba, Paulo Miguez; da superintendente da Maternidade Climério de Oliveira, Sinaide Coelho; do coordenador-geral da Assufba Sindicato, Renato Jorge; e da criadora da Ong Mãe de UTIneo, Taise Pinheiro.

A sessão, segundo a vereadora, celebra a trajetória histórica da maternidade-escola, “uma das instituições mais importantes da nossa cidade, referência na assistência à saúde reprodutiva, na formação de profissionais e na produção científica voltada ao cuidado e à vida”.

Integrante da Rede Ebserh desde 2013, a MCO conta com 770 funcionários da Ebserh, 132 servidores da UFBA e profissionais terceirizados. Atende predominantemente a mulheres negras, muitas em situação de vulnerabilidade social. O perfil humanizado é assegurado por projetos de cunho social, como o Manjedoura, o Apoiar, o Atenas e o Transgesta.

Compartilhe:

Deixe um comentário