Maria Betânia Xavier assume subsecretaria de Assuntos Corporativos do Tesouro


A auditora federal de finanças e controle Maria Betânia Xavier foi nomeada hoje (12), no Diário Oficial da União, subsecretária de Assuntos Corporativos do Tesouro Nacional. Ela é servidora de carreira da instituição há mais de 20 anos e possui ampla experiência em gestão corporativa e gestão de tecnologia da informação.

Betânia é graduada em estatística pela Universidade de Brasília (UnB) e mestre em gestão do conhecimento e tecnologia da informação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Cursou ainda MBA em gestão de sistemas da informação na UCB.

Foi Diretora de Administração da Empresa Gestora de Ativos (EMGEA) entre 2021 e 2023, sendo responsável no período pelas áreas jurídica, de contratações, de gestão pessoal, de logística e de tecnologia da informação.

Por mais de 10 anos, atuou como especialista do Fundo Monetário Internacional (FMI), prestando assistência técnica na concepção, construção e adequação de sistemas de gestão financeira em diversos países. No período, participou de missões internacionais para apoio na construção de soluções tecnológicas que sustentam os principais processos relacionados à gestão orçamentaria e financeira em Moçambique, Peru, Costa Rica e Bolívia.

No Tesouro Nacional, ocupou os cargos de coordenadora (2001 a 2006) e coordenadora-geral (2006 a 2016) de Tecnologia da Informação, liderando iniciativas como a implantação do Novo Siafi; implantação do Tesouro Gerencial; construção do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (SICONFI), pioneiro ao adotar o padrão XBRL para reporte de dados contábeis e financeiros de entes governamentais; concepção e implantação do Portal Tesouro Transparente; construção e operação do Sistema Integrado da Dívida Pública Federal (SID); e construção de sistemas como o Sistema de Gestão da Guia de Recolhimento da União (SIsGRU) e o Sistema de Análise da Dívida Pública, Operações de Crédito e Garantias da União, Estados e Municípios (SADIPEM), dentre outros.

Entre 2016 e 2021, foi gerente de Planejamento, Modernização e Organização do Tesouro Nacional, sendo responsável pela condução do planejamento estratégico e pelo apoio técnico para o desenvolvimento, implementação e manutenção de soluções de gestão corporativa, de processos e de projetos.

Atuou ainda como conselheira de administração e fiscal representante da União em diversas empresas estatais, como Casa da Moeda do Brasil (2018-2019), Companhia Docas do Espírito Santo (2020-2022), Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (2018), Eletronuclear (2011-2013), BBTur (2007-2011), entre outras.

Compartilhe: