O presidente Lula, acompanhado do presidente da França, Emmanuel Macron, participaram nesta quarta-feira, 27, do batismo e lançamento ao mar do submarino “Tonelero” (S42), no Complexo Naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro. A embarcação, fabricada inteiramente no Brasil e integra o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (ProSub), resultado da Parceria Estratégica Brasil-França, firmada em 2008, cujo orçamento é em torno de R$ 40 bilhões.
“O ProSub é o maior e mais importante projeto de cooperação internacional em assuntos de defesa do Brasil. Ele garante a soberania brasileira no nosso litoral, fortalece a indústria naval, com geração de emprego e renda, e promove o desenvolvimento do setor com muita inovação”, afirmou o presidente Lula durante a cerimônia.
Lula comentou que o “Tonelero” é o terceiro da série de submarinos convencionais desenvolvidos em parceria com a França desde 2008 e lembrou que o país já conta com outros dois submarinos da classe Scorpène: o ‘Riachuelo’ e o ‘Humaitá’. “Em 2025, ano do bicentenário das relações com a França, lançaremos ao mar um quarto, o ‘Angostura’”, disse. Também está prevista a fabricação do submarino brasileiro com propulsão nuclear: o “Álvaro Alberto”.
O presidente Macron mostrou seu contentamento em presenciar o lançamento do submarino ‘Tonelero’: “Vocês o batizaram com o nome de uma grande vitória da história brasileira. E, de fato, esse submarino é uma vitória, nem que fosse apenas pelo seu berço, aqui mesmo, pois há apenas 16 anos este lugar de Itaguaí era apenas florestas e pântanos. Mas, hoje, é um dos estaleiros de construção de submarinos mais modernos no mundo e o único no hemisfério Sul”.
O complexo fabril de submarinos está instalado na Baía de Sepetiba (RJ) e o Brasil faz parte de um pequeno grupo de países que domina a construção de submarinos. A cooperação entre o Brasil e a França na área de defesa também inclui helicópteros produzidos em Itajubá (MG) — única fábrica de helicópteros da América Latina e resultado do consórcio Helibras/AIRBUS.
Foto: Foto: Ricardo Stuckert / PR