Diminuir os custos logísticos tanto para os empreendedores virtuais quanto para os consumidores, sem comprometer a qualidade dos serviços, são desafios constantes para as logtechs. Segundo um levantamento da Associação Brasileira dos Operadores Logísticos, as startups do setor gastam, anualmente, R$ 750 bilhões em inovações. Esse montante representa 12% do faturamento das empresas e coloca o Brasil em 61º posição no ranking global de desempenho logístico do Banco Mundial.
Mas quais são os gastos operacionais dos comerciantes com as entregas? De acordo com um relatório do Melhor Envio, plataforma de gestão de fretes, em 2022, os lojistas gastaram, em média, 27 reais por cliente para enviar encomendas de forma convencional no Brasil. O número é o cálculo entre o preço médio do frete e as dimensões médias dos envios de produtos realizados pelos lojistas da empresa.
Se olharmos para os dados divulgados pela ABComm, o comércio eletrônico brasileiro gerou cerca de 368,7 milhões de pedidos em 2022 e um ticket médio de R$460 por cliente. Ou seja, o frete representa quase 6% do valor final pago pela média dos consumidores.
Pedro Baron, Diretor Geral do Melhor Envio, conta que, além do frete em si, os gastos também incluem armazenamento, embalagem, mão de obra e a possibilidade da logística reversa: “Esses valores podem representar uma parcela significativa dos custos totais do e-commerce, por isso, é essencial que os empreendedores busquem maneiras de otimizar os processos logísticos, reduzindo custos e melhorando a eficiência operacional para garantir a sustentabilidade e rentabilidade do negócio”.
Um dos recursos propostos pela empresa é o chamado frete centralizado, para envios realizados pelas transportadoras como Correios, Jadlog e Loggi, com intermediação da plataforma. Essa parceria tem como principal vantagem a possibilidade de oferecer preços especiais para postagens em centros de distribuição do próprio Melhor Envio. Considerando as cinco categorias mais representativas no número de envios em 2022 (Moda, Jóias & Relógios, Beleza & Cuidado Pessoal, Entretenimento & Lazer e Esportes & Saúde) essa economia com frete do lojista pode chegar a até 41% em relação aos demais preços da plataforma, como aponta a imagem abaixo:
“Sabemos das dores dos nossos usuários, por isso, estamos constantemente investindo em tecnologia, parcerias estratégicas, centros de distribuição eficientes e processos logísticos bem definidos para deixar a entrega de mercadorias o mais otimizada possível aos lojistas e, consequentemente, ao consumidor final”, explica Pedro Baron.
Todos os dados utilizados para o ME Envia 2023 foram fornecidos pela própria base de clientes da plataforma e em conformidade com os Termos de Uso da Plataforma e a Lei Geral de Proteção de Dados.
Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil