Com o foco em trazer soluções e experiências que contribuam com a geração de negócios e desenvolvimento do franchising regional, a Associação Brasileira de Franchising – ABF promove no dia 21 de março, o Congresso de Franquias e Varejo Norte e Nordeste, no Teatro Riomar, na capital pernambucana do Recife. Com especialistas e associados da entidade, o evento irá trazer um panorama do Franchising Brasileiro com temas atuais do mercado, envolvendo questões jurídicas e gerenciais das marcas, tais como: Norteadores para o Franchising Forte, Ético e Perene; Jurisprudência do Mercado Norte e Nordeste; Desafios, Oportunidades, Tendências e Inovação no Franchising, entre outros.
O encontro terá a palestra “Ondas da determinação: Superando os desafios com Derek Rabelo”. Surfista, cego de nascença, Rabelo sempre perseguiu seus sonhos, incluindo o de ser surfista e surfar as maiores e mais desafiadoras ondas do mundo no Hawaii (Havaí) e Nazaré (Portugal).
O Congresso precederá a EFN – Expo Franquias Nordeste 2024, que acontece entre os dias 21 a 23 de março, no Shopping RioMar. Para o diretor da ABF Nordeste, Fernando Ribeiro, responsável por toda a programação e um dos palestrantes, o Congresso e a EFN trarão diversas novidades aos visitantes que pretendem investir no mercado nordestino. “O franchising brasileiro está em linha com a nova realidade, sendo reconhecido como um celeiro de oportunidades e o mercado nordestino é um dos mais procurados. Teremos muita informação qualificada, atual e diversas opções de investimento”, afirma o diretor.
Mercado de Franquias
O mercado de franquias no Brasil consolidou sua recuperação e voltou a crescer em 2023, com o faturamento atingindo R$ 240,661 bilhões, variação nominal de 13,8% em relação a 2022. É o que mostra o balanço anual realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).
O número total de operações no Brasil atingiu 195.862, 7,8% a mais do que no ano anterior. Novas marcas continuam a adotar o franchising como plataforma de negócios, com um total de 3.311 redes de franquia identificadas (crescimento de 7,6%), um recorde no histórico de pesquisas da ABF. Com isso, o setor totalizou 1.701.726 empregos diretos (expansão de 7,1%), outro recorde.
A região Nordeste do Brasil teve um crescimento notável no setor de franquias, consolidando-se como um polo atrativo para investimentos nesse modelo de negócio. Com faturamento de mais de R$ 34 bilhões em 2023, o que representa um aumento de 9,4% em relação ao mesmo período de 2022. Já em número de unidades de franquia na região o crescimento foi de 6,9% chegando a mais de 28 mil operações.
Os segmentos de Serviços e Outros Negócios, Alimentação – Food Service e Entretenimento e Lazer têm destaque no cenário das franquias nordestinas com os maiores índices de variação em expansão de operações.
Além da melhora do quadro macroeconômico (inflação menor, retomada do emprego e PIB positivo), a Associação atribui este desempenho às melhores práticas e aprendizados aprimorados nos últimos anos (tanto em relação a processos, como no relacionamento com consumidores e dentro da rede), à omnicanalidade e à adoção de novos formatos, em um ambiente de atividades e hábitos presenciais (e híbridos) consolidado, com destaque para eventos e a retomada do turismo.
“Os números provam que o empreendedorismo continua em alta no Brasil e o franchising é um dos caminhos mais seguros e rápido para quem deseja investir, ainda mais se for o primeiro negócio. O Norte e Nordeste continuam tendo uma grande importância no sistema de franquias brasileiro. Temos números bem favoráveis. É a demonstração de que os empreendedores estão buscando espaços fora do eixo Rio-São Paulo”, destaca o diretor.
Foto: Vincent Rivaud/Pexels.com