Leite tem redução em gôndolas

A indisponibilidade do leite longa vida nas gôndolas dos supermercados atingiu o maior patamar desde julho de 2022, chegando a 18,4% em abril de 2023, de acordo com a última edição do Índice de Ruptura, estudo que a Neogrid realiza, mensalmente, em conjunto com a Horus.

A ausência do item, mesmo no formato em pó (com indisponibilidade de 13,2%), foi provocada pela sua oferta limitada no campo devido ao clima adverso e à saída de produtores da atividade. Isso também tem se refletido no custo do alimento, que sofreu um aumento de 4,4% em relação ao mês anterior.

Dados da cesta de consumo HORUS/FGV mostram que o preço do leite integral aumentou em 87,5% das capitais pesquisadas em abril. As maiores elevações foram observadas em Belo Horizonte (7,8%), São Paulo (2,9%) e Rio de Janeiro (2,1%). Com isso, seu valor médio passou a variar de R$ 6,24 a R$ 6,52, segundo o levantamento.

Da mesma forma, o preço dos iogurtes e leites saborizados subiu, em média, 25% nos últimos 12 meses, mantendo tendência de alta no preço do leite e derivados apesar do fim do período de entressafra. Por outro lado, as bebidas lácteas tiveram um decréscimo de ruptura de 2,8%.

Sobre a Neogrid

A Neogrid é uma empresa de tecnologia e inteligência que desenvolve soluções para a gestão da cadeia de consumo. Há 24 anos no mercado, construiu um ecossistema de dados e negócios que conecta varejos, indústrias e distribuidores no Brasil e nos mercados mais competitivos do mundo. Com cases de sucesso em empresas de grande porte, tem como principal objetivo aumentar as vendas e a rentabilidade das empresas.

Foto Agência Brasil

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