O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, em viagem ao Emirados Árabes, conheceu uma fazenda de tâmaras do maior exportador mundial da fruta, na região de Abu Dhabi. A ideia é analisar a viabilidade de trazer a produção em larga escala na Bahia.
A fruta é bem consumida no Oriente Médio e sua colheita é feita de uma arvore de origem africana. Segundo o governador da Bahia, a tamareira se desenvolve em clima quente e seco, similar ao do semiárido.
Foto GovBa
“A tâmara é uma fruta que tem mercado no mundo inteiro, principalmente no Oriente Médio. Nós estamos levando essa possibilidade para ser mais uma alternativa de geração de renda para a agricultura baiana”, explicou.
As tratativas para trazer as tamareiras para a Bahia já começaram e 50 mudas estão sendo enviadas como uma primeira experiência. Elas serão avaliadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Brasileira (Embrapa) e a Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri).
Turismo
Jerônimo Rodrigues também esteve em visita ao novo centro de treinamento da empresa de aviação comercial dos Emirados, Etihad. Estão em negociações a criação de uma rota aérea direta entre Salvador e Abu Dhabi, para o fortalecimento e estímulo da atividade turística com a abertura do mercado baiano ao mercado árabe.
A partir de amanhã, sexta-feira (1°), Jerônimo participa da COP28, 28ª Conferência Mundial sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas (ONU). Ao lado do presidente Lula e do ministro Rui Costa, ele irá à abertura do evento, em Dubai. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, irá apresentar o programa Bahia+Verde, que integra preservação e sustentabilidade.
Foto GovBa