O governador Jerônimo Rodrigues reafirmou, nesta terça-feira (03), na cerimônia de abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), que a segurança pública segue como prioridade absoluta do Governo do Estado, com ações pautadas em planejamento, investimento e respeito à legalidade. Ele destacou os aportes robustos em concursos públicos, valorização salarial, equipamentos de última geração e estruturação tecnológica das forças policiais.
“Nosso posicionamento é firme, claro e equilibrado: defendemos uma polícia forte, moderna, bem estruturada e eficaz, capacitada para enfrentar o crime organizado com inteligência, pela investigação e pelo rigoroso cumprimento da legalidade”, afirmou, ressaltando ainda que o combate ao crime é conduzido “com firmeza implacável, sempre dentro do estrito quadro da lei, rejeitando veementemente qualquer abuso ou desvio de finalidade”.
No discurso, Jerônimo enfatizou medidas de transparência e controle, como o uso de câmeras corporais e o projeto de lei que institui o Código de Ética da Polícia Militar, além das ações de inteligência que têm resultado em grandes operações contra organizações criminosas, a exemplo da Operação Primus, que ganhou repercussão nacional. Jerônimo também destacou a redução de 13% nas mortes violentas no último ano, o menor índice dos últimos 19 anos.
O governador também citou a cooperação federativa liderada pelo presidente Lula e defendeu a integração entre repressão qualificada e políticas sociais estruturantes. “Porque a prevenção social é tão vital quanto a ação policial qualificada”, disse, mencionando iniciativas como os Coletivos Bahia pela Paz, o programa Corra pro Abraço e investimentos em esporte.
Foto Thuane Maria/GOVBA
