“Quando vejo o gesto de carinho que a deputada Ivana Basto teve com o deputado Adolfo Menezes reafirmo o aprendizado que tive em casa, com meus pais. Um gesto de nobreza não muito comum na política e, mesmo na vida, que deve ser visto por todos e, principalmente, copiado”. As palavras são do comandante geral da PM-BA, coronel Paulo Coutinho, ao abrir o seu discurso na sessão solene de hoje (20.02), pelos 200 Anos da Polícia Militar da Bahia, no plenário da Assembleia Legislativa, depois que a presidente em exercício do Legislativo baiano, deputada Ivana Bastos, exaltou a figura pública de Adolfo Menezes, chamou-o de “meu presidente” e pediu que todos ficassem de pé para uma salva de palmas ao mandatário eleito em 3 de fevereiro, mas afastado do cargo pelo STF.
Em um ambiente repleto de militares, ao subir à tribuna para o seu discurso de saudação aos 200 anos da PM-BA, Adolfo Menezes quebrou o protocolo e não conteve a emoção: “Minha esposa Denise me chama de ‘pit-shihtzu’, porque num primeiro momento sou um pit-bull, mas, depois, quando passam a me conhecer, sou um shi-tzu. Então, não poderia ficar mais emocionado com este gesto de apreço e carinho de minha amiga Ivana Bastos. A ALBA está em ótimas mãos, com uma presidente afável, educadíssima, mas firme, corajosa e muito preparada para conduzir o nosso Legislativo. Ela já não está mais ‘em exercício’: já é a presidente”, pontificou Adolfo Menezes.
A presidente em exercício Ivana Bastos destacou que a ocasião não poderia ser mais especial. “Estamos aqui para celebrar os 200 anos da Polícia Militar da Bahia, uma instituição que tem sido pilar da segurança, ordem e proteção da nossa gente. E também fizemos essa homenagem ao deputado estadual e meu amigo Adolfo Menezes, que é um parceiro desde que entrei nessa Casa. A questão da presidência está sub-judice e seja qual for o desfecho que for, Adolfo estará ao meu lado, o meu melhor conselheiro – e isso não é de agora”, ressaltou Ivana Bastos.
Em seu discurso, o coronel Paulo Coutinho, comandante-geral da PM-BA, ressaltou os bons resultados obtidos pela corporação no combate à criminalidade e pela garantia da paz. “É uma trajetória de 200 anos alicerçada no compromisso de proteger a sociedade baiana. Estamos trabalhando, sob o comando do governador Jerônimo Rodrigues, para combater, de forma implacável, o crime organizado. Em 2024, houve uma redução de 8,7% no número de mortes violentas em comparação ao ano anterior na Bahia, sendo o terceiro ano consecutivo de queda”, destacou o comandante-geral da PM-BA
Fabíola Mansur
Antes da sessão solene na ALBA, a deputada estadual Fabíola Mansur (PSB) recebeu do comandante da PM-BA, coronel Paulo Coutinho, a Medalha pelos 200 Anos da Polícia Militar da Bahia, em solenidade no salão Nobre da Casa, com as presenças da presidente em exercício da ALBA, deputada Ivana Bastos, e de do deputado Adolfo Menezes. “A PM foi fundada com o compromisso de proteger a sociedade baiana e criada, em 1825, com o nome de Corpo de Polícia da Província da Bahia, por decreto imperial de Dom Pedro I. Ela segue acompanhando os momentos históricos e as mudanças em nossa sociedade, enfrentou e superou enormes desafios e se transformou em referência de proteção ao cidadão e à cidadã”, enalteceu Fabíola Mansur
Fotos: Vaner Casaes/ALBA