Itaú traça perfil do empreendedorismo nordestino

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O Itaú Unibanco tem consolidado a sua presença no Nordeste com a oferta do microcrédito, que de 2021 para 2022 teve um aumento de 261% em sua base de clientes na região e expandiu em 244% o volume de crédito concedido. Além da solução bancária, o Itaú também tem promovido eventos para aprimorar o conhecimento de pequenos empreendedores da região com relação a gestão de empresas e finanças pessoais, com o objetivo de apoiar o crescimento sustentável de seus clientes e parceiros responsáveis pela oferta do crédito.

A fim de conhecer ainda mais o seu público local, o banco realizou uma pesquisa com o apoio de seus especialistas de microcrédito que atuam na região, que responderam a um questionário sobre o perfil médio dos seus clientes. O estudo revelou que o setor é formado majoritariamente por mulheres pardas, jovens (75% têm entre 31 e 40 anos) e com ensino médio completo.

Quanto ao tipo de negócio, 98% estão no setor de Comércio. Destes, 47% responderam que atuam com venda de roupas, 27% com itens de beleza e cosméticos e 19% no comércio de alimentos e bebidas. Mais de 80% dos especialistas responderam que seus clientes trabalham sozinhos (sem apoio de funcionários) e 58% disseram que seu empreendimento tem entre 4 e 8 anos.

 

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Clientes e especialistas do Microcrédito do Itaú compartilharam depoimentos que revelam desafios e oportunidades de empreender no Nordeste e como o microcrédito tem ajudado:

Luciene dos Santos, revendedora de cosméticos de Propriá (SE), é uma das empreendedoras que encontraram apoio no microcrédito. Ela compartilha como o acesso ao produto ajudou na sua trajetória. “Com certeza, meu maior desafio foi falta de dinheiro, mas não desisti e mantive o foco e a autoconfiança. Um tempo depois, conheci um especialista de microcrédito que me auxiliou durante todo o processo e segue até hoje à disposição para ajudar. Com o microcrédito, tive a oportunidade de investir no meu próprio negócio, comprar mais mercadoria e conquistar meus sonhos”, afirma.

Assim como Luciene, Cleide Maria de Oliveira, dona da loja de moda gestante Bela Grávida, também encontrou dificuldades nos primeiros meses: “Nossa atividade teve início no final de 2019, e logo em seguida veio a pandemia. Esse foi um dos maiores problemas na época, iniciar um empreendimento nesse período e para um público de alto risco que era o grupo de gestantes. Foi difícil levar e divulgar nosso produto para as clientes, mas investimos no planejamento estratégico de mídia e conseguimos ultrapassar essas barreiras. Mas, depois de um tempo, com a nossa marca mais bem consolidada e conhecida, eu sentia a necessidade de aumentar meu espaço físico para receber meus clientes e ter um aporte maior de mercadoria. Em maio de 2022, decidi contratar microcrédito, com ele consegui realizar todas as reformas necessárias e comprar todos os produtos de que eu estava precisando para aumentar o meu empreendimento. O crédito orientado fez toda a diferença” conta a empresária, residente de Timon, no Maranhão.

Os depoimentos ressaltam as dificuldades enfrentadas, especialmente nas áreas de administração e finanças. Em uma pesquisa recente feita pela plataforma Compra Agora, em parceria com o Instituto Locomotiva, 37% dos respondentes que empreendem no Nordeste afirmaram ter problemas para adquirir capital para investir no negócio e 26% encontram dificuldade em administrar burocracias. Outro dado que chama atenção é que mais de 90% dos respondentes admitem que a preocupação com as despesas é o que lhes tira o sono.

Mas perseverança e resiliência também marcam a jornada desses profissionais, como mostra a experiência da Janaína Marcolino, dona da loja Casa&Conforto, localizada em Tangará (RN). “Não, não foi fácil, mas eu sempre digo assim: você vai ser do time que fica sentado vendo a banda passar ou você é do time que vai embora com a banda tocar também? Eu quero sempre estar tocando com a banda, e não só ficar sentada vendo tudo passar. Não adianta ter um sonho e ele ficar somente fechado na sua cabeça ou no papel. Começamos em um prédio pequeno, apertado e quente, mas conseguimos mudar para uma estrutura melhor graças ao microcrédito que consegui contratar com agilidade e sem burocracia”, conta.

Rubens Johson, proprietário de uma empresa de estofados em Simões (PI), também reforça o incentivo que o crédito orientado propicia “O microcrédito pode ser a chave para um crescimento sustentável do negócio, e eu pude presenciar esse impacto em primeira mão no meu próprio empreendimento. Acredito que, ao explorarmos essa ferramenta financeira, não apenas impulsionamos nossas ambições, mas também contribuímos para o progresso econômico e social de nossa região”.

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Os benefícios não se limitam aos donos de pequenos negócios que têm acesso a esses recursos. Os especialistas locais que atuam como intermediários na oferta do microcrédito e como consultores dos clientes que contratam o crédito também vislumbram a oportunidade de empreender “Essa atividade não só me proporciona realização pessoal ao oferecer um produto que impacta positivamente os negócios locais, mas também me permite ter a oportunidade de empreender. Desde que comecei a atuar como especialista, já pude ajudar quase mil clientes e formar uma equipe que me apoia nesse trabalho, contribuindo também para a geração de empregos”, relata Vanderlan dos Santos Lima, proprietário da empresa Mobicrédito, parceira do Itaú na oferta de microcrédito.

Sobre as operações do Itaú na região, Marcos Paulo Coelho, Superintendente de Microcrédito do banco explica: “O Nordeste possui um potencial econômico imenso, por isso, fortalecemos nossas operações na região não apenas com soluções financeiras, mas com apoio técnico e de levar conhecimento. O acesso a esses pilares possibilita a expansão das atividades comerciais, geração de emprego e renda, além de promover a inclusão social e a autonomia financeira dos nordestinos”.

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