Institutos Federais brasileiros garantem pódios em competição de tecnologia na China

Você está visualizando atualmente Institutos Federais brasileiros garantem pódios em competição de tecnologia na China

Dois primeiros lugares, um segundo e dois prêmios especiais. Esse foi o saldo que quatro institutos federais de educação, ciência e tecnologia (IFs) brasileiros no Huawei ICT Competition, torneio internacional na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) que ocorreu na cidade de Shenzhen, na China, entre 20 e 24 de maio.

A nona edição do evento reuniu 210 mil estudantes e instrutores de mais de duas mil instituições de mais de 100 países. Após as etapas nacionais e regionais, 179 equipes, de 48 países, chegaram à final global e o Brasil foi um dos destaques. As instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica conquistaram os seguintes resultados:

» Primeiro lugar na categoria Cloud: Instituto Federal da Paraíba (IFPB)

» Primeiro lugar na trilha Innovation: Instituto Federal da Bahia (IFBA)

» Segundo lugar na categoria Computing: Instituto Federal do Ceará (IFCE)

» Grande Prêmio Global de Redes: Instituto Federal do Tocantins (IFTO)

» Prêmio Women in Tech global: Instituto Federal da Bahia (IFBA)

BIG DATA

Essa não é a primeira vez que os alunos do Instituto Federal da Paraíba brilham no evento. O IFPB já conquistou quatro títulos de campeão mundial na competição, sendo três na categoria Cloud (nuvem) e um na trilha Innovation (Inovação). Nesta edição, mais uma vez, os estudantes da unidade exercitaram conhecimentos em Big Data e Inteligência Artificial. “Prezamos pela excelência operacional e já criamos conceitos consolidados de como formar o aluno, principalmente num processo mais rápido, com foco nas novas tecnologias. Estamos formando em casa os líderes da tecnologia do futuro”, avaliou o diretor-geral do Polo de Inovação do IFPB, Erick Melo.

A COMPETIÇÃO

Lançado em 2015, o Huawei ICT Competition tem registrado a participação de estudantes de vários países, com destaque para alunos dos institutos federais. O evento global na área de Tecnologia da Informação e Comunicação é focado no conhecimento sobre o uso de tecnologias e plataformas atuais.

Fotos: Divulgação / MEC

Compartilhe:

Deixe um comentário