A Inteligência Artificial tem se tornado cada vez mais uma ferramenta fundamental no crescimento das startups brasileiras. Atualmente, 78 % das empresas inovadoras do país já utilizam as tecnologias que usam algoritmos e dados para automatizar processos e fornecer insights. Os dados são do levantamento Founders Overview 2024, realizado pelo Sebrae Startups em parceria com a investidora de empresas em estágio inicial ACE Ventures. A pesquisa entrevistou cerca de 900 empreendedores com faturamento anual entre R$ 360 mil e R$ 300 milhões.
O resultado é que 65% das startups brasileiras tiveram aumento no seu crescimento e eficiência operacional com utilização da Inteligência Artificial. A análise de dados é a principal função das ferramentas nas empresas brasileiras (27,4%) , seguido pela automação de processos (24,8%), pela otimização do marketing (18,5%) e para a personalização da experiência do usuário (16,4%), conforme mostra o infográfico.
O Sebrae tem buscado viabilizar o acesso às novas tecnologias, investindo na inclusão produtiva e fluência em IA, no mapeamento e apoio à implementação de novas oportunidades de negócio, principalmente para os setores intensivos da cadeia produtiva e no fomento à startups.
O diretor-técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, enfatiza que “a Inteligência Artificial é uma agenda com potencial de transformar uma nação. Por isso, diversos países e continentes tem se organizado para tal e o Brasil não está atrás”. O dirigente destaca ainda que o governo federal, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), lançou no início de agosto o Plano Brasileiro de IA, com investimentos previstos na casa de R$ 23 bilhões para os próximos 4 anos e o Sebrae é parte fundamental para o plano.
Alexandre Souza, gerente de Inovação do Sebrae de Santa Catarina, destaca que o caminho para a plena integração da IA nas operações empresariais não é isento de desafios, também, para startups. “Dados do Observatório Sebrae Startups mostram que a escassez de talentos qualificados, apontada por 25,55% das startups, e os custos elevados de implementação, citados por 22,43%, são barreiras significativas. Além disso, a complexidade da integração com sistemas existentes e a resistência interna em algumas organizações também dificultam a adoção de soluções baseadas em IA”, pontuou o gestor.
“Apesar desses obstáculos, o impacto da IA já é visível no aumento da eficiência operacional e no crescimento de muitas startups. À medida que mais empresas abraçam essa inovação, a expectativa é que a IA continue a desempenhar um papel central na transformação digital e na criação de valor em diversas indústrias”, completou.
Superadas as dificuldades, é importante que as startups brasileiras permaneçam neste caminho. Isto porque a inteligência artificial também tem se tornado um atrativo para os investimentos. De acordo com a pesquisa, 60% dos empreendedores apontam que houve aumento do interesse dos investidores por empresas que usam IA.
As startups voltadas para a )educação (Edtechs) são as que mais utilizam as ferramentas de inteligência artificial (9%). As financeiras (8%), de tecnologia verde (5,5%) e aquelas ligadas à agricultura (5,5%) também estão entre as empresas inovadoras que mais utilizam soluções inteligentes para otimizar as operações.