O Hospital Aliança recebeu, na última quinta-feira (28/08), os renomados hepatologistas Dominique Valla, professor Emérito da Université Paris-Cité e pesquisador do INSERM (Institut National de la Santé et de la Recherche Médicale), e Fernando Bessone, da Universidade de Rosário, Argentina, em uma visita dedicada à discussão de casos clínicos complexos.
Os especialistas participaram de um momento com especialistas da Rede D’Or, analisando casos desafiadores e visitando pacientes internados junto ao médico hepatologista do Hospital Aliança Dr. Raymundo Paraná, que os convidou para esta troca de experiências.
Segundo Dr. Raymundo Paraná a aproximação entre médicos de diferentes instituições e especialidades é essencial para que o médico e as instituições de saúde possam oferecer um cuidado cada vez mais completo e seguro aos pacientes. “O intercâmbio de experiências eleva o padrão de atendimento e fortalece a prática clínica”, reforça o hepatologista.
Dominique Valla é referência internacional em doenças vasculares do fígado que são doenças ainda pouco diagnosticas e tratadas no Brasil, pois poucos centros têm expertise no tema. Já Fernando Bessone coordena o consórcio internacional latim DILI, representado no Brasil por Dr. Raymundo Paraná e seu grupo. Este grupo tem gerado diversas publicações acerca de toxicidade por ervas, suplementos alimentares iOS e hormônios na América Latina.
A visita também se insere na participação dos especialistas no evento Jornada do Milênio, patrocinado pela Rede D’Or, que acontece nos dias 29 e 30 de agosto, no Hotel Whis. O encontro reúne mais de 300 especialistas de todo o país. Além de Dominique Valla e Fernando Bessonne, mais 26 palestrantes nacionais de centros de referência em hepatologia farão palestras e discussões de casos clínicos.
O evento vai abranger desde o diagnóstico precoce de hepatopatias até os desafios terapêuticos em estágios mais avançados, como cirrose descompensada e carcinoma hepatocelular”, explica Raymundo Paraná.
Foto Divulgação