Grupo Santillana aposta em inovação e transformação digital

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Por Alessandra Nascimento

Editora-chefe

Conhecida por ser um grupo que aposta na inovação e tecnologia educacional, a Santillana líder em educação básica na América Latina e com presença em 19 países. Vêm cada dia mais se tornando protagonista no segmento da transformação digital, incluindo portfólio de marcas, que passam da educação infantil até o ensino médio.
O Site Café com Informação conversou com Luciano Monteiro, diretor global de comunicação e sustentabilidade na Santillana, para saber mais sobre ações e projetos da Santillana, inclusive suas ações sustentáveis.

Site Café com Informação: Quais são as principais ações da Santillana para figurar entre as empresas mais valorizadas na América Latina?

Luciano Monteiro: Somos uma empresa de conhecimento, inovação e tecnologia educacional. O reconhecimento recebido vem ao encontro de muitas iniciativas que realizamos em prol da qualidade educativa das crianças e jovens pela América Latina. Também vem da boa posição da empresa como uma referência em conteúdos de qualidade e na liderança da transformação digital nos 19 países onde atuamos. Além disso, a Santillana tem um reconhecimento público pela atuação responsável e ética nos negócios, além de uma preocupação com uma ação social e sustentável.
Tanto para escolas privadas, como para as públicas, olhamos para além dos muros dos colégios e procuramos praticar e defender a educação na forma de uma atuação socialmente relevante. Por exemplo, no Peru e Guatemala a Santillana promove o projeto Voy a Ser, um programa de transformação social educativa, que ajuda e acompanha meninas em risco de exclusão escolar, com o objetivo de permitir que alcancem o que desejam na vida.
Para apoiar a escola, contamos com ações como a Santillana Inclusiva, uma iniciativa que implementa efetivamente os princípios de inclusão na educação das crianças da América Latina. Além desses, temos outros projetos de destaque na área de sustentabilidade, como o curso gratuito Educação para o Desenvolvimento Sustentável, desenvolvido para tratar da temática da Agenda 2030 e orientar a prática docente, o prêmio escolas Sustentáveis, que reconhece a atuação da escola a favor sustentabilidade, e aqui no Brasil, o podcast Educação e Relações Étnico Raciais no Brasil, que aborda a necessidade de uma educação democrática e que luta para combater as desigualdades étnicas e raciais na sociedade.

SCI: A área educacional é seu forte. Como analisa a educação na América Latina na atualidade? E no Brasil?
LM: A Santillana é líder em educação básica na América Latina e tem um forte empenho em entender as realidades de cada país e cada perfil de escola, o que nos possibilita oferecer soluções integrais e adaptadas a realidade das instituições de ensino e de cada aluno.
Esse entendimento nos permite acompanhar de perto as políticas públicas educacionais, os desafios e as oportunidades no Brasil e na América Latina como um todo. Há questões urgentes a tratar, como desigualdade socioeconômica, melhoria da qualidade da educação, problemas de infraestrutura e recursos, entre outros. Mas também vemos que é um país e uma região de grande vitalidade econômica, conhecimentos avançados e uma com uma crescente consciência sobre a importância da educação para o crescimento de um país e de uma sociedade. Acredito que estamos cada vez mais encontrando formas de superar esses desafios por meio de melhores políticas educacionais, programas sociais e investimentos em infraestrutura, pois a melhoria da educação é fundamental para o desenvolvimento sustentável e para a redução das desigualdades na região.

SCI: De que modo essa geração de jovens e crianças em idade escolar foram afetados educacionalmente na pandemia e de que modo políticas públicas podem orientar e ajudar nesse desafio?
LM: A pandemia teve um impacto significativo na educação de crianças e jovens em todo o mundo. Seus efeitos variaram de acordo com a localização geográfica, acesso à tecnologia e ações tomadas pelos sistemas educacionais e governos. Esses jovens tiveram que lidar com diferentes obstáculos, por exemplo: a perda do convívio em sociedade, a perda de aprendizado, falta de recursos e acesso digital de qualidade etc.
Desta forma, as políticas públicas desempenham um papel fundamental para orientar e ajudar os docentes nesses inúmeros desafios. Vale destacar, que essas políticas precisam atender às necessidades específicas de cada região. Porém, é por meio delas que podemos ampliar a capacitação dos professores, investir em tecnologias que garantam mais acesso e conectividade à internet, implementar serviços de apoio à saúde mental nas escolas, envolver mais as famílias no processo de aprendizagem, monitorar o progresso dos alunos e adaptar as políticas com base nos dados e conforme necessidades.

SCI: Quais soluções podem ser proporcionadas ao Brasil dentro da experiência do Grupo e de que modo propiciaria impacto socioeconômico?
LM:O Brasil, como muitos países, pode se beneficiar muito do estímulo à inovação e ao empreendedorismo como alicerces para o desenvolvimento econômico. Dentro da nossa experiência, o país se beneficia primeiramente do intercâmbio de iniciativas realizadas em outras partes do mundo, claro, que muitas vezes é necessária uma adaptação para a realidade brasileira, mas dos projetos que tocamos em outras partes, sempre há inspiração para resolução das questões brasileiras. Aqui na Santillana, buscamos gerar esse trânsito do melhor do conhecimento educativo que acompanhamos em todos os países que atuamos.

 

 

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