Governo realiza cerimônia de premiação do concurso Lentes Livres, em Lençóis, no dia 14 de novembro

Você está visualizando atualmente Governo realiza cerimônia de premiação do concurso Lentes Livres, em Lençóis, no dia 14 de novembro

A criatividade e o compromisso com o desenvolvimento sustentável da Chapada Diamantina ganham destaques no concurso Lentes Livres, promovido pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). As dez ideias vencedoras serão apresentadas pelos autores em cerimônia de premiação aberta ao público, no dia 14 de novembro, às 9h, na Casa e Memorial Afrânio Peixoto, em Lençóis (BA). O evento tem o apoio da Fundação Pedro Calmon, da Secretaria de Cultura (Secult) e da Secretaria de Turismo (Setur).

As dez ideias premiadas vão receber prêmios entre R$ 1,5 mil e R$ 9 mil e propõem soluções em turismo, cultura e meio ambiente, reforçando o protagonismo local na construção de um futuro mais sustentável para a região.

Em 1º lugar, a ideia ChapadaPass: O Passaporte Chapada Diamantina, de Aislaine Miranda (Seabra), propõe um passaporte físico e digital de visitação, com recompensas, check-ins e selos, de forma a estimular o turismo responsável na região. Em 2º lugar, Mulheres da Terra: Escola de Saberes da Chapada, de Graziele Farias (Seabra), sugere a criação de uma escola técnica profissionalizante para mulheres, com cursos baseados nos saberes e no patrimônio cultural da Chapada. Já o terceiro lugar ficou com Marilin Novak (Lençóis), com a proposta Cidade Gratuita a Pé – Cigapé, com circuitos turísticos gratuitos guiados por jovens em vulnerabilidade social.

Acessibilidade, agroturismo, turismo comunitário, turismo ecológico, educação ambiental e observatório astronômico são algumas das outras áreas vencedoras.

Foto: Paola Publio/GOVBA

Compartilhe:

Deixe um comentário