A criatividade e o compromisso com o desenvolvimento sustentável da Chapada Diamantina ganham destaques no concurso Lentes Livres, promovido pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). As dez ideias vencedoras serão apresentadas pelos autores em cerimônia de premiação aberta ao público, no dia 14 de novembro, às 9h, na Casa e Memorial Afrânio Peixoto, em Lençóis (BA). O evento tem o apoio da Fundação Pedro Calmon, da Secretaria de Cultura (Secult) e da Secretaria de Turismo (Setur).
As dez ideias premiadas vão receber prêmios entre R$ 1,5 mil e R$ 9 mil e propõem soluções em turismo, cultura e meio ambiente, reforçando o protagonismo local na construção de um futuro mais sustentável para a região.
Em 1º lugar, a ideia ChapadaPass: O Passaporte Chapada Diamantina, de Aislaine Miranda (Seabra), propõe um passaporte físico e digital de visitação, com recompensas, check-ins e selos, de forma a estimular o turismo responsável na região. Em 2º lugar, Mulheres da Terra: Escola de Saberes da Chapada, de Graziele Farias (Seabra), sugere a criação de uma escola técnica profissionalizante para mulheres, com cursos baseados nos saberes e no patrimônio cultural da Chapada. Já o terceiro lugar ficou com Marilin Novak (Lençóis), com a proposta Cidade Gratuita a Pé – Cigapé, com circuitos turísticos gratuitos guiados por jovens em vulnerabilidade social.
Acessibilidade, agroturismo, turismo comunitário, turismo ecológico, educação ambiental e observatório astronômico são algumas das outras áreas vencedoras.
Foto: Paola Publio/GOVBA
