Nesta quarta-feira (15), o vice-governador Geraldo Júnior representou o governador Jerônimo Rodrigues no ato de assinatura de termos nacionais e entrega de 24 viaturas e equipamentos para fortalecimento das forças de segurança da Bahia. A cerimônia ocorreu no Centro de Operações e Inteligência da Segurança Pública (COI), com a presença do Secretário Nacional de Segurança Pública, Mario Luiz Sarrubbo, e do secretário da SSP-BA, Marcelo Werner.
Durante o evento, foram entregues 12 novos veículos para a Polícia Civil da Bahia, incluindo caminhão-guincho, caminhão-baú e 12 viaturas modelo SUV, com investimento de R$ 2,2 milhões. Além da renovação da frota, também foram repassados 1.073 kits de armas de incapacitação neuromuscular (TASER) e 23.629 espargidores de agente pimenta (OC) para uso das unidades da Polícia Militar, em um aporte de R$ 6,8 milhões em recursos federais.
Geraldo Júnior destacou que os investimentos reforçam o compromisso do Governo do Estado com a modernização da Segurança Pública e a valorização das forças policiais. “A Bahia segue avançando com tecnologia, estrutura e formação. Estamos aderindo a projetos nacionais que trazem mais transparência, proteção à vida e segurança jurídica para nossos agentes e para a população”, afirmou.
Na solenidade, a Bahia oficializou a adesão ao Projeto Nacional de Câmeras Corporais, estabelecido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (Portaria nº 648/2024), que uniformiza o uso da tecnologia em todo o país. O estado também firmou compromisso com o Projeto Nacional de Qualificação do Uso da Força, que padroniza protocolos, treinamentos e equipamentos para atuação policial com base em princípios como legalidade, proporcionalidade, precaução e não discriminação.
Os equipamentos entregues serão destinados a unidades especializadas da PM, como o Batalhão de Policiamento Escolar, Batalhão de Proteção à Mulher, Batalhão de Policiamento Turístico, Companhia Fazendária, BEPE e 18º BPM.
O vice-governador ressaltou ainda o compromisso do Governo com ações preventivas e integradas por meio do Programa Bahia pela Paz, que articula políticas públicas para redução da violência em territórios vulneráveis, com foco na juventude e na proteção da vida.
“Mais do que equipar as forças de segurança, estamos fortalecendo uma cultura de paz e planejamento estratégico, atuando com firmeza, mas também com responsabilidade social”, concluiu Geraldo Júnior.
Foto: Carlos Alberto/Secom