A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público realiza, no próximo dia 29, uma marcha para Brasília contra a proposta de reforma administrativa em discussão na Câmara dos Deputados. O coletivo faz severas críticas à proposta que ainda não foi protocolada na Câmara. Eles apontam que a proposta tira o protagonismo do serviço público tornando a atividade “subsidiária à iniciativa privada”, com redução do número de concursos, ampliação dos contratos temporários e terceirizados, dentre outros.
A marcha, que está sendo articulada pela Frente Parlamentar em conjunto com as centrais sindicais, já realizou algumas ações como uma audiência pública realizada pelos parlamentares na última terça-feira (14), na Câmara, com representantes de 31 entidades de servidores dos três Poderes e do Ministério Público.
Para a coordenadora do coletivo, deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), a marcha será a maior manifestação do serviço público já realizada em Brasília. “Se nós enfrentamos a PEC 32 (que propunha o fim da estabilidade no serviço público) na pandemia, não vamos nos furtar e nem dobrar a espinha para a construção dessa mobilização”, diz a parlamentar. A deputada também defende uma campanha unificada para esclarecer a população. “O que está em tese é uma reforma de Estado e não uma reforma administrativa”.
Foto: Vinicius Loures / Câmara dos Deputados