Finanças: cada vez mais brasileiros aderem ao Open Finance

Lançado no país em 2022, o Open Finance tem sido responsável por uma mudança para o Sistema Financeiro nacional. Regulado pelo Banco Central, o Brasil é hoje um dos maiores países com adesão ao sistema. O Site Café com Informação conversou a especialista e sócia Teros, Ligia Novazzi.

Site Café com Informação: O que é Open Finance?

Ligia Novazzi: Open finance é o ecossistema formado por instituições financeiras onde é possível através de consentimento o consumidor final fazer compartilhamento de dados e iniciação de serviços de forma simples, segura e rápida.

SCI: Quais os benefícios que ele agrega?

LN: O open finance traz uma forma segura para o consumidor final ter uma melhor experiência com os serviços financeiros. No Open finance o cadastro positivo, por exemplo, se torna uma realidade. Para as instituições participantes o open finance abre portas para inovação em serviços muito mais aderentes a necessidade do consumidor.

SCI: Como ele pode ser usado por PJ e PF?

LN: Tanto PF quanto PJ podem compartilhar seus dados e receber ofertas mais interessantes de crédito, com taxas e condições melhores. Ambos também passam a ter uma melhor experiência, muito mais rápida, com menor fricção, de pagamentos. Podem inclusive fazer a gestão de diversas contas através de um único portal.

SCI: Em tempos de LGPD como funciona esse tipo de estratégia disponível no mercado?

LN: O Open Finance é regulado pelo Banco Central que estabelece que as instituições participantes estejam 100% de acordo com a LGPD

SCI: Quais instituições financeiras aderiram?

LN: Existem um grupo de instituições que são obrigadas a aderir o OF. São elas: instituições receptoras e transmissoras, detentora de contas e instituições que tenham firmado contrato de correspondência no país. No último relatório publicado pelo Bacen haviam mais de 800 instituições participantes no ecossistema de OF.

SCI: Quantas empresas e pessoas físicas acessam o serviço?

LN: São cerca de 21 milhões de pessoas físicas com consentimento ativo no Open Finance e cerca de 130 mil de pessoas juridicas no país que têm seus consentimentos ativos.

SCI: Além do Brasil quais países já adotam esse mecanismo?

LN: O Brasil é um destaque no mundo do Open Finance adotando uma das tecnologias mais avançadas e estruturadas gerando um ambiente propício para desenvolvimento de serviços inovadores. O pioneiro foi o Reino Unido. O Brasil ocupa o segundo lugar atualmente no mundo.

  1. Reino Unido
  2. Brasil
  3. Polônia, Alemanha e países nórdicos
  4. Coreia do Sul
  5. Austrália
  6. Singapura
  7. Índia
  8. Japão
Compartilhe: