O FI Group, consultoria multinacional especializada na gestão de mecanismos públicos de fomento à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), acaba de anunciar a abertura das inscrições da terceira edição de seu Programa de Aceleração de Startups, FI Boost, as quais vão até o final de Outubro no site oficial.
O objetivo central da iniciativa é impulsionar a inovação, ampliando a visibilidade das startups vencedoras no mercado brasileiro, bem como a oportunidade de apresentarem suas soluções para mais de 15 mil empresas, clientes do FI Group.
Além disso, as startups vencedoras receberão formação e mentorias personalizadas, totalmente alinhadas às suas necessidades, conforme afirma a Embaixadora do FI Boost, Larissa Ramos. “Ao longo dos cinco meses de mentoria online, as startups têm contato direto com a comunidade do FI Boost, podendo obter a possibilidade de apresentar a solução para os clientes e parceiros do FI Group, bem como do ecossistema inovador. Já ocorreu de uma startup do nosso portfólio pivotar o seu modelo de negócio após observar o mercado por meio de alguns pitches. Isso reforça que o programa é uma grande oportunidade de diálogo e conhecimento da real necessidade da persona e nosso papel é apoiar essa tração do negócio”, comenta.
O programa viabiliza ainda a possibilidade de projeção internacional e networking, uma vez que o FI Group conta com atuação em 14 países, em 3 continentes. “Outro grande diferencial do FI Boost é que as startups podem usufruir do nosso escritório em qualquer país”, destaca Larissa.
A 1ª e 2ª edição do FI Boost no Brasil, já somam nove startups aceleradas. Para esta edição, a expectativa é dobrar o número de inscrições das edições anteriores. “Pretendemos alcançar o maior número de startups em todas as regiões, pois ainda há muita concentração no sudeste e sul, além de verticais de negócios mais amplas, uma vez que atuamos com clientes de diversos portes e setores”, afirma Larissa.
Em relação às inscrições, serão avaliadas as startups que atenderem aos critérios os quais incluem, ser constituída no Brasil, estar no modelo B2B ou B2BC, apresentar MVP (Produto Mínimo Viável), as primeiras métricas de clientes por POC ou piloto, bem como uma equipe totalmente dedicada.
Após isto, o primeiro comitê de seleção avaliará cada uma das empresas, seguindo um criterioso processo de análise entre os modelos de negócio. As maiores médias levarão 10 finalistas para o Startup Day, programado para ocorrer no final de 2023. Os principais tópicos avaliados são: Negócio; Mercado; Equipe e Estado atual do projeto. As inscrições podem ser feitas no site do FI Boost.