FGV Ibre confirma trajetória de queda na confiança e no comércio

Você está visualizando atualmente FGV Ibre confirma trajetória de queda na confiança e no comércio

 

Em novembro, os índices de confiança do comércio (Icom) e dos Serviços (ICS) caíram pelo terceiro e pelo quarto mês seguido, respectivamente. O primeiro recuou 2,7 pontos, indo para 86,5 pontos – ainda distante dos 100 pontos que marcam a virada para a zona otimista.

Os números foram divulgados nesta quarta-feira (29) pelo FGV Ibre. A economista do instituto, Geórgia Veloso, afirmou que o movimento do Icom se deu tanto pelas avaliações em relação ao momento atual quanto pelas perspectivas para os próximos meses.

“A variação da confiança descontada dos fatores sazonais evidencia que apesar da melhora do ambiente macroeconômico e do início das vendas de fim de ano o desempenho do comércio ficou aquém do esperado para o período, com resultados positivos em apenas duas das seis principais atividades no mês”, observou. Na pesquisa sobre o trimestre móvel encerrado em novembro, 29,4% das empresas apontavam como limitação a demanda insuficiente.

Apesar da queda em intervalo de tempo maior, no setor de servços a variação foi mais suave em novembro – 0,9 ponto, indo a 94,4 pontos. “A queda foi bastante disseminada entre os segmentos do setor. A tendência de queda na taxa de juros e de redução do endividamento das famílias ainda não se refletem em uma reaceleração no setor”, concluiu o economista do FGV Ibre, Stéfano Pacini.

Foto reprodução do site do FGV Ibre

Compartilhe: