Férias de julho faz  bares e restaurantes projetarem crescimento de 30%

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Com a chegada das férias escolares, bares e restaurantes localizados em cidades turísticas brasileiras se preparam para um dos períodos mais movimentados do ano. A expectativa é de crescimento expressivo no faturamento, impulsionado pelo turismo interno e por estratégias inovadoras ao público familiar.

Segundo estimativa da Abrasel, o movimento em bares e restaurantes nas principais cidades turísticas do país deverá crescer entre 10% e 30% em julho de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. A combinação entre férias escolares, pagamento de benefícios trabalhistas e maior fluxo de turistas nacionais contribui para esse cenário otimista.

Bares e restaurantes localizados em pontos turísticos no estado da Bahia, podem ter incremento de 30% a 50%. Já no Rio de Janeiro e na região de Hortênsias (RS) projetam aumento de 30% durante as férias escolares; Ceará, Espírito Santo e Santa Catarina, 20%; Pernambuco espera alta de 10%.

Cardápios adaptados para a temporada têm sido uma das principais apostas dos estabelecimentos. Muitos restaurantes oferecem cardápios infantis com porções menores e pratos mais atrativos para crianças, além de incluir opções saudáveis e lúdicas. Outros investem em pratos sazonais com típicos da estação, como fondues, caldos e sobremesas quentes, ideais para regiões de clima mais frio. A harmonização com bebidas locais e a valorização de produtos regionais também têm sido estratégias para atrair turistas em busca de experiências gastronômicas autênticas.

Pedro Machado, proprietário do complexo Floresta, localizado em Fortaleza (Ceará), afirma que o mês de julho traz excelentes resultados, principalmente por conta do período de férias.

“O rodízio é o nosso grande diferencial, especialmente atrativo para crianças e adolescentes, o que se reflete diretamente no aumento do movimento durante as férias escolares. Para este período, estimamos um crescimento de cerca de 30% no fluxo de clientes e um acréscimo de aproximadamente 10% no faturamento”, explica.

“Nossa proposta de valor está na experiência completa: além da variedade no cardápio, temos estrutura para receber grandes grupos, com mesas para até 40 pessoas, além de apresentações artísticas e área de lazer infantil. Isso faz da Floresta uma excelente opção para eventos, confraternizações e momentos em família”.

Para atrair ainda mais o público-alvo ideal para os estabelecimentos durante esse período, os empreendedores intensificam a presença digital, com campanhas nas redes sociais externas para famílias e turistas. Promoções como “criança não paga”, descontos para grupos e sorteios de brindes foram amplamente divulgados em plataformas como Instagram e WhatsApp. Parcerias com hotéis, pousadas e influenciadores locais também ajudam a ampliar o alcance das ações e atrair novos públicos. Além disso, muitos estabelecimentos estão investindo em reservas online e atendimento via aplicativos de mensagens para facilitar o planejamento dos clientes.

Para o presidente executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, o período representa uma oportunidade estratégica para o setor. “As férias de julho são um momento-chave para bares e restaurantes se conectarem com o público familiar. Investir em hospedagem, segurança e experiências memoráveis é essencial para fidelizar clientes e ampliar o faturamento”, analisa.

Foto Gemini Google/IA

Informações Abrasel

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