Febraban promove ações para ajudar a identificar a população e combater o desinvestimento

Você está visualizando atualmente Febraban promove ações para ajudar a identificar a população e combater o desinvestimento

Durante a 12ª edição da Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), que começa hoje, 12 de maio, e vai até 18 de maio de 2025, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) fará campanhas de comunicação em suas redes sociais incentivando a população a conhecer seu Índice de Saúde Financeira (I-SFB) . O objetivo é ajudar as pessoas a compreender sua situação financeira e identificar possíveis pontos de melhoria, rompendo ciclos de individualização.

“Queremos ampliar o acesso da população a esta importante ferramenta, que pode ajudar a identificar e combater o superendividamento. Por meio de um questionário bastante simples o consumidor faz seu diagnóstico de saúde financeira e identifica áreas de vulnerabilidade, incluindo endividamento, que podem ser trabalhadas por meio da educação financeira”, reforça Amaury Oliva, diretor de Cidadania e Relações com o Consumidor da Febraban.

O I-SFB (Índice de Saúde Financeira do Brasileiro) é uma ferramenta desenvolvida pela Febraban e pelo Banco Central do Brasil para avaliar a saúde financeira individual e coletiva dos brasileiros. Ele utilizou um questionário com perguntas sobre comportamentos financeiros, percepção de estresse financeiro e nível de conhecimento sobre finanças para calcular uma pontuação entre 0 e 100, que vai de “ruim” a “ótima”, diminuindo o nível de saúde financeira. Pontuações mais altas indicam melhor saúde financeira.

O acesso à ferramenta é dado pelo portal I-SFB da Febraban e a avaliação requer respostas a 18 perguntas simples, que abordam aspectos como autopercepção da situação financeira, renda, gastos, dívidas e hábitos de consumo. O I-SFB personaliza estratégias de educação financeira, permitindo ao usuário avaliar onde é possível reduzir gastos e reorganizar o orçamento, melhorando sua saúde financeira nos médios e longos prazos.

Outra iniciativa que a Febraban promoverá durante uma semana ENEF é uma parceria com a Mooney Edu , empresa especializada em alfabetização financeira e uma das vencedoras do Programa de Aceleração Meu Bolso em Dia, em 2021.

A Mooney desenvolveu o App Mooney, um aplicativo que utiliza atividades dinâmicas e desenvolve habilidades socioemocionais, como autoconhecimento, autocontrole e empatia – componentes fundamentais para uma educação financeira eficaz. O acesso está disponível para Android e iOS e traz trilhas interativas de conhecimento voltado para crianças e jovens.

Serão disponibilizadas 10 mil licenças gratuitas do aplicativo durante a Semana ENEF, válidas por 12 meses, como forma de ampliar o acesso à educação financeira entre crianças e jovens. O link para download do aplicativo estará disponível no blog Meu Bolso em Dia Febraban , até o limite das licenças disponibilizadas.

Sobre a Semana ENEF

A Semana ENEF, organizada pelo Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), representa um esforço coletivo de educação financeira, securitária, previdenciária e fiscal. Com o tema central da edição deste ano — “Educação Financeira para Crianças e Jovens: Preparando a sociedade para escolhas conscientes” —, a iniciativa conta com a participação de instituições públicas, privadas e da comunidade escolar, com o objetivo de compartilhar conhecimentos, estimular atitudes e comportamentos responsáveis e construir, desde cedo, uma base sólida para a tomada de decisões financeiras por parte de todos os brasileiros.

 Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Compartilhe:

Deixe um comentário