Fávaro recebe setor da borracha e apoia manutenção da tarifa de importação

Você está visualizando atualmente Fávaro recebe setor da borracha e apoia manutenção da tarifa de importação


Para discutir a manutenção da tarifa de importação do insumo, atualmente fixada em 10,8%, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, recebeu, nesta terça-feira (5), representantes da cadeia produtiva da borracha natural. A alíquota será reavaliada até o dia 28 de agosto pela Câmara de Comércio Exterior (Camex), órgão responsável por definir as políticas tarifárias do comércio internacional.

Durante a reunião, produtores defenderam a continuidade da taxa como medida essencial para garantir a competitividade da produção nacional. Fávaro destacou que o diálogo com os produtores é essencial para garantir equilíbrio à produção nacional e isonomia tarifária para os itens produzidos no Brasil.

A borracha natural é um insumo estratégico utilizado em diversos produtos do cotidiano, como pneus, luvas, mangueiras, artigos de borracha, calçados, brinquedos, peças automotivas, acessórios e até próteses. Proteger essa cadeia produtiva é essencial para assegurar empregos, segurança no fornecimento, sustentabilidade e desenvolvimento tecnológico.

Também esteve em pauta o avanço do decreto que institui a Política Nacional da Borracha Natural, um pleito histórico do setor, aguardado há mais de 20 anos. A proposta será construída de forma interministerial, com participação dos Ministérios da Agricultura e Pecuária; Fazenda; Meio Ambiente e Mudança do Clima; Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; e Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.

Estiveram na reunião o presidente da Associação Brasileira de Produtores e Beneficiadores de Borracha (Abrabor), José Fernando Benesi; os representantes da Cooperativa dos Heveicultores de Guaraçaí e Região, Mauricio Murbach e Marcos Roberto; e o produtor rural Thiago Trevisi Novaes, que também trouxeram contribuições sobre os desafios enfrentados pelos produtores locais e a importância de uma política nacional sólida para o setor.

Informações e foto Mapa

Compartilhe:

Deixe um comentário