A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb), vão anuncir um novo edital voltado ao apoio de iniciativas de transformação digital nos municípios baianos. O lançamento oficial acontece nesta quarta-feira (16), às 9h, no auditório Jorge Calmon, da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), localizada no Centro Administrativo (CAB).
A iniciativa pretende fomentar atividades de pesquisa, extensão e inovação conduzidas por Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs), em cooperação direta com as gestões municipais, promovendo soluções inovadoras para problemas específicos enfrentados pelas administrações locais. Ao todo, o edital disponibilizará R$ 7,8 milhões em recursos financeiros não reembolsáveis, com valor máximo de R$ 250 mil por proposta para a execução das ações.
Áreas de atuação
O edital contempla duas frentes principais: a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI – Municípios) e o desenvolvimento de soluções tecnológicas em áreas estratégicas como gestão de pessoas, saúde, educação, meio ambiente, energia, empreendedorismo, combate à fome, redução da pobreza, turismo, entre outras. Para participar do edital, as propostas devem, obrigatoriamente, contar com a parceria de um município baiano.
As propostas deverão ser apresentadas por pesquisadores mestres ou doutores vinculados a instituições científicas e tecnológicas (públicas ou privadas sem fins lucrativos), localizadas no Estado da Bahia e que desenvolvam, obrigatoriamente, atividade de pesquisa básica e/ou avançada e/ou aplicada de caráter científico e/ou tecnológico, podendo atuar ainda, no desenvolvimento de produtos, serviços ou processos. A instituição deve também possuir experiência com desenvolvimento tecnológico e disponibilidade para o projeto de oito horas.
Foto: Dandara Melo/SAEB
Informações SAEB